O Supply Chain vem sendo constantemente desafiado. Com a extensão da pandemia, modelos temporários tornaram-se definitivos e, a fim de acompanhar a nova dinâmica de suprimentos, essa migração de modelos precisa ser aplicada de maneira escalável.
Confira abaixo algumas medidas que podem ajudar nesse desafio!
1. A força do Omnichannel
Toda a incerteza que nos cerca contribui para reforçar o equilíbrio entre os canais físico e digital. O digital não perderá força e o físico não será dispensável. Portanto, apostar na complementariedade desses canais é vital para a sobrevivência e para estabelecer uma vantagem competitiva.
2. Gestão de estoque e Previsão de Demanda
As vendas por canais eletrônicos têm batido recorde seguidamente. Desse modo, é preciso adequar os processos a essa nova velocidade, uma vez que a gestão de estoque e a previsão de demanda são diferentes das lojas físicas. Portanto, tal previsão precisa ser mais específica e considerar sempre o histórico mais recente de consumo bem como a mudança de hábitos do consumidor.
3. Redução de Risco e Suprimentos
A pandemia mostrou que é preciso diversificar quando o assunto é fornecimento. Uma vez que muitas cadeias foram interrompidas devido a problemas de suprimento, a busca por fornecedores novos e complementares deve ser constante. Assim, torna-se possível minimizar eventuais impactos caso ocorra uma suspenção temporária em algum deles.
4. Dados e Analytics
A mudança para o canal digital permite um rastreamento muito melhor do cliente e dos seus hábitos de consumo. Assim, faz-se necessário aproveitar a disponibilidade desses dados para realizar análises que visem aumentar o retorno do investimento. Dessa forma, fica mais fácil decidir em quais pontos específicos investir para a melhoria do serviço ao cliente.