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Para encontrar novas formas de expandir e se reinventar, há diversas maneiras de colocar isso na prática. Mas dentre todas as possibilidades, certamente uma delas se enquadra melhor na situação atual do seu negócio e onde você planeja chegar. Por isso, é fundamental analisar todos os prós e contras de cada opção para tomar a melhor decisão.

1. Penetração no mercado 

Nessa estratégia, os produtos são mantidos, mas aumentamos o público consumidor conquistando pessoas engajadas com marcas concorrentes. Para isso, o marketing é fundamental na aproximação e conquista desse novo público, uma vez que o trabalho de branding focará em promover o destaque e os diferenciais de sua marca em relação às demais. Gerar um bom engajamento com essas pessoas será um grande diferencial na sua estratégia.

2. Expansão do mercado 

Tal estratégia é a mais indicada para caso o mercado atual do seu produto já esteja saturado. Nesse sentido, é recomendado reinventar o produto, dando a ele novos usos, tornando-o interessante para outros públicos. Diversas empresas do ramo de produto de limpeza, por exemplo, se beneficiaram da pandemia ao destacar que suas mercadorias eram altamente eficazes contra vírus e bactérias. Assim, certas pessoas passaram a vê-la como uma proteção a mais, sem que fosse preciso fazer qualquer alteração no produto em si.

3. Expansão do produto   

Aumentar as funcionalidades dos produtos é a melhor opção para aqueles que possuem uma mercadoria já saturada e com uma concorrência próxima e acirrada. Assim, torna-se necessária a realização de uma revisão e aumento de portifólio, atentando-se para as características que faltam na sua oferta. Tomar um de seus produtos já existentes e adicionar a ele um novo atributo que esteja em alta no mercado pode ser uma boa maneira de expandir o desejo pela sua mercadoria.

4. Diversificação 

Se expandir o mercado e o produto atual já não são mais opções, talvez seja o momento de expandir as ofertas, trabalhando com novos produtos e em novos mercados. Essa estratégia é mais arriscada e exige uma intensa pesquisa de mercado e entendimento do seu novo público consumidor.

5.  Aquisição 

Uma maneira mais segura de implementar a diversificação é por meio da aquisição de uma marca já consolidada, a qual já atua no mercado de interesse. Apesar dessa segurança, é mandatório avaliar os riscos e benefícios que tal aquisição traz, assim como validar se tal ação está de acordo com os valores da sua marca.

 

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