Uma breve análise do crescimento do e-commerce e seu impacto no relacionamento entre cliente e marca
Uma das consequências do isolamento por conta da pandemia foi a potencialização do e-commerce – em 2020, 46% dos brasileiros aumentaram as compras online e 7% compraram na internet pela primeira vez (Mastercard e da Americas Market Intelligence – AMI), o que representou para o Brasil um aumento de 47% do faturamento das compras online (Ebit | Nielsen).
Tendo em vista a comodidade e facilidade das compras online atualmente, 2021 deve trazer um aumento de 26% nas vendas do e-commerce, rendendo um faturamento de R$ 110 bilhões (Ebit | Nielsen).
Com a demanda impulsionada, surgem também novos desafios para os varejistas – as reclamações aumentaram 47,5% no mesmo período transformando a forma que as empresas atendem seus clientes e ressaltando cada vez mais a importância do atendimento para manter bons relacionamentos com clientes.
No Brasil houve um aumento de 47,5% em atendimento ao cliente em 2020 (Forbes) sendo o WhatsApp principal meio de comunicação utilizado para atendimento (NuvemCommerce | Relatório anual do e-commerce em 2020 e tendências para 2021). Quanto ao aumento de reclamações, em junho de 2020 vimos 99.865 ocorrências de reclamações em contra 33.240 em 2019 (Forbes).
Olhando para referências do varejo, percebe-se que é possível melhorar em meio às adversidades:
5 pilares da Peers para garantir uma boa experiência de atendimento
1. Planejamento de demanda
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Preparar a operação para o novo volume de demanda, especialmente em datas comemorativas como o Dia do Consumidor, para evitar demora no atendimento.
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Em caso de fila, seja franco e mantenha comunicação constante. Mais vale a espera justificada que a sensação de abandono.
2. Transparência e simplicidade nas interações
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Utilizar canais que já são usuais aos consumidores da marca, seja WhatsApp, redes sociais ou os mais tradicionais como telefone e e-mail.
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Simplificar o acesso, evitando loopings desnecessários que aumentam o stress e dificultam ainda mais a tratativa quando o cliente finalmente é atendido.
3. Opções de autosserviço
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Agir em conjunto com outras áreas para oferecer informações e soluções em que ocliente possa se resolver sozinho de forma prática
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Muitas vezes o melhor atendimento é não precisar ser atendido.
4. Ambiente de trabalho
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Garantir condições adequadas para os colaboradores seja investindo em equipamentos ou em serviços (como banda larga).
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Disseminar boas práticas para o trabalho em casaadequando também o processo de supervisão e monitoria
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Lembrar sempre que as estações de trabalho agora são as casas dos atendentes
5. Inteligência analítica
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Por fim, utilizar os dados das interações com os clientes para captar necessidades de evolução do produto/serviço ou identificar o surgimento de falhas crônicas.
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Adotar tecnologias e processos que tratem dados e informações para gerar conhecimento de valor e insghts para o negócio.