Strategy e M&A Strategy e M&A

Aumento da receita e rentabilidade da companhia, suportados por iniciativas estratégicas que aceleram o crescimento orgânico ou inorgânico.

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Nossos Serviços

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Business Strategy / Strategic Planning

No Planejamento é construído consenso e compromisso entre acionistas e liderança sobre quais desafios a empresa deve enfrentar. Este é o momento em que a organização olha para o mercado e também para sua estrutura interna e elenca as atividades chave para incrementar receitas e aumentar eficiência operacional, reduzindo custos.

Como podemos ajudar:

  • Mapeamento granular do mercado e ambiente competitivo e direcionamento da estratégia de crescimento;
  • Identificação de principais oportunidades em eficiência;
  • Priorização de bandeiras estratégicas com time do cliente.

 

 

Revenue Growth Management (RGM)

Se o foco das áreas de top line sempre foi aumentar as vendas, também é crucial entender como criar valor para seu cliente e, portanto, como gerar valor para o seu negócio. A gestão de faturamento/receitas deixa de ser obsessivamente quantitativa – p x q – para ser ponderada sobre a criação de valor como um todo – alterando políticas de precificação, mix/packing, segmentação – e alavancada em Advanced Analytics.

Como podemos ajudar:

  • Mapear e validar CLTV, analisando lucro de servir;
  • Aplicar ferramentas de analytics para gerar insights;
  • Priorizar bandeiras de RGM para evolução contínua e foco em customer centricity.

 

 

Go to market (GTM)

Competir no mercado correto e atrativo – de forma viável e sustentável -, a partir dos objetivos estratégicos de crescimento, é crítico para entrar em mercados, lançar produtos e para virar o jogo ou melhorar sua atuação em segmentos já atendidos.

Como podemos ajudar:

  • Mapeamento granular do mercado com uso de AA;
  • Construção de cenários e oportunidades de crescimento;
  • Análise de viabilidade financeira e condições de contorno;
  • Metas e objetivos para o time comercial/mkt/produtos.

 

 

Route to Market (RTM)

As escolhas de RTM, feitas com metodologia analítica e integradas ao GTM, são as que melhor atendem ao cliente: geram disponibilidade dos produtos mais demandados por segmento, utilizam os canais mais rentáveis e melhoram o nível de serviços. Equilibrar objetivos que se contrapõem – especialmente no nível financeiro – é o objetivo final dos projetos de RTM da Peers.

Como podemos ajudar:

  • Mapeamento granular do mercado com uso de AA;
  • Análise do custo de servir e lucro de servir;
  • Identificação dos canais mais adequados para cada segmento (geografia, PDVs, mix, outros).

 

 

Market Size & Scan

Compreender o mercado em que você participa ou quer participar é a base para inúmeras decisões de um negócio. Desde decisões de níveis operacionais, como metas comerciais por canais, geografias, rotas/vendedores, até o seu posicionamento quanto o dos seus concorrentes vistos em várias dimensões – como preços, marcas, categorias entre outras – e em nível granular, elevam a assertividade das estratégias do negócio como um todo, de GTM, RTM, Brand Positioning, Market Entry. A Peers estrutura esses projetos como uma fotografia do mercado e em seguida como filme, utilizando ferramentas de data mining e ciência de dados, que é um dos legados desses projetos.

Como podemos ajudar:

  • Mapeamento granular da oferta e da demanda;
  • Análises de oportunidades considerando posicionamento atual e metas;
  • Base analítica para outros projetos (GTM, RTM por exemplo).

 

 

Trade Marketing

As ações de TM tem impacto positivo conhecido nas vendas. Controlar essas ações – dispersas em múltiplos pontos de vendas e canais e em vários formatos – é um desafio que, se superado, alavanca o trade e gera valor para o negócio. Os projetos da Peers têm em seus escopos a gestão de contratos e das ações em si, análises de retorno e governança.

Como podemos ajudar:

  • Análises de ações mais rentáveis por segmento, PDV, mix, entre outros;
  • Construção de KPIs de vendas, de retorno para avaliação de resultados;
  • Plano de ações de trading considerando diagnóstico e objetivos do cliente no curto e médio prazos, além de processos e governança para suportar operação.

 

 

Pricing e Política Comercial

No contexto de preços dinâmicos – das plataformas de e-commerce e marketplaces – e da permanente ameaça de novos entrantes, fazer a gestão de preços equilibrando objetivos controversos (como gestão de posicionamento da marca, geração de margem financeira e aumento das vendas) é um desafio que exige método e disciplina feitos de forma contínua nos negócios.

Como podemos ajudar:

  • Mapeamento granular da oferta e da demanda;
  • Análises de metodologia de precificação atual;
  • Novas políticas comerciais;
  • Precificação alinhada à estratégia do negócio.

 

 

Category Management

Crescer gerando valor e caixa é crítico para a melhor utilização dos espaços dos PDVs ou para o alinhamento de S&OP – otimizando a escolha dos produtos e categorias que serão fabricados. Historicamente, e com sucesso, as empresas utilizam o conhecimento do mercado para tomar essas decisões. A Peers tem modelos científicos – utilizando AI e ciência de dados – para tornar esse processo mais assertivo.

Como podemos ajudar:

  • Racional com base em data science para geração de insights;
  • Evolução do conhecimento empírico dos gestores sobre o mercado e consumidores;
  • Redefinição de clusters, precificação, mix, entre outras variáveis de gestão de categorias.

 

 

Corporate Strategy

A partir de cenários micro e macro econômicos, dos objetivos dos acionistas/conselho, posicionamento competitivo e outras variáveis, é importante traçar as diretrizes para o negócio, seja com foco em crescimento, rentabilidade ou outro objetivo estratégico.

Como podemos ajudar:

  • Entendimento do setor da empresa, com tendências e visão de futuro;
  • Mapeamento competitivo e análise de riscos;
  • Compreensão dos objetivos dos acionistas, capturando know-how do negócio e aptidão a riscos;
  • Construção de tradeoffs para decisões estratégicas e direcionais para curto e médio prazo.

 

 

M&A Strategy

M&A Strategy avalia o cenário interno da companhia e do mercado para identificar ações de M&A para alavancar o crescimento, capturar sinergias e/ou adquirir ativos estratégicos. A partir destas definições, a jornada de M&A é estruturada para captura do valor.

Como podemos ajudar:

  • Avaliação do mercado, oportunidades e objetivos;
  • Definição das ambições e alavancas estratégicas;
  • Estratégia para implementação do PMI.

 

 

Carve Out & Divestures

O Carve Out & Divestures é importante para liberar recursos, capital e energia que estão sendo dedicados a unidades de negócios ou ativos que não estão mais alinhados com a visão estratégica da empresa ou otimizar resultados a partir de uma definição estratégica. A concepção dessa estratégia, assim como o planejamento e condução do processo de separação ou venda total/parcial de um segmento da companhia, fazem parte do escopo do projeto.

Como podemos ajudar:

  • Planejamento do processo e estruturação da jornada;
  • Condução dos processos, definição dos TSAs e monitoramento da jornada.

 

 

CVC

O CVC permite a uma empresa entender sua estratégia corporativa e, assim, fortalecer a posição competitiva ao investir em startups e projetos inovadores. Com isso, é possível buscar acesso a inovação, crescimento, aprendizado e diversificação, além de potencial retorno financeiro. A abordagem da Peers engloba a estruturação de modelo para viabilizar esses investimentos, criar um ecossistema de troca de informações e know how entre os hubs de investimento e startups.

Como podemos ajudar:

  • Estruturação do modelo e teses de investimentos;
  • Implementação e orquestração dos ciclos de investimentos.

 

 

Joint Venture

A criação de uma Joint Venture visa adquirir conhecimento e expertise para que as empresas parceiras possam alcançar um objetivo mútuo através de investimentos. A Peers trabalha para o estabelecimento do empreendimento conjunto entre as entidades, apoiando na construção do business case, viabilidade e atratividade do modelo, bem como conduzindo a jornada e identificando riscos e oportunidades durante o processo.

Como podemos ajudar:

  • Construção de business case, viabilidade e oportunidades;
  • Suporte na condução da jornada.

 

 

Target ID

Trata-se de uma abordagem para identificar players no mercado que estejam alinhados aos objetivos estratégicos definidos para a jornada de M&A, além da avaliação e priorização daqueles que estejam mais aderentes aos critérios estabelecidos para maximização do valor da companhia.

Como podemos ajudar:

  • Definição da lista longa: atributos estratégicos e análises preliminares dos targets;
  • Definição da lista curta: aprofundamento das análises, priorização e seleção dos targets;
  • Priorização de targets e definição do roadmap de M&As.

 

 

Strategic Due Diligence

A Strategic Due Diligence permite executar um valuation mais preciso, bem como confirmar a atratividade e potenciais do negócio a ser realizado, direcionando pontos durante o PMI de forma mais assertiva. A abordagem da Peers engloba a avaliação de uma empresa target, a partir da visão comercial e operacional, de forma a identificar as oportunidades e riscos com a transação.

Como podemos ajudar:

  • Análise de mercado e perspectivas comerciais (demanda, oferta, disponibilidade de mercado, canais, clientes e serviços);
  • Análise operacional, tecnologia, processos, pessoas, SG&A e escalabilidade do negócio;
  • Construção do plano macro de integração e recomendações para a transação.

 

 

Post Merger Integration (PMI)

O PMI engloba a definição da estratégia, planejamento e condução do processo de integração entre as companhias, de forma a capturar todo o valor idealizado no Pre Deal e mitigar riscos e impactos nas operações já existentes. Durante o processo são abordados questões de pessoas, processos, sistemas e informações, sinergias, entre outros.

Como podemos ajudar:

  • Estruturação do plano de integração, tomada de controle, primeiros 100 dias;
  • Refinamento e acompanhamento das sinergias e captura de quick wins;
  • Governança para garantir a execução do plano de integração e captura de sinergias.

 

Synergy Assessment

Para avaliar o potencial de colaboração entre empresas e maximizar o valor gerado através da transação, o Synergy Assessment permite identificar as sinergias a serem capturadas com o deal. A partir de uma metodologia e benchmarks de mercado e conhecimento de negócios, são identificadas oportunidades em receitas, custos, despesas, investimentos, resultado financeiro e outros.

Como podemos ajudar:

  • Identificação das sinergias do deal;
  • Construção do plano de captura;
  • Implantação do modelo de gestão e acompanhamento.

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