Supply Chain Supply Chain

Atuamos em todo o Supply Chain de diferentes setores abrangendo todos os elos da cadeia de abastecimento desde fornecedores, compras, planejamento, produção, armazenagem, transporte/abastecimento e customer fulfillment.

Desta forma, temos uma visão end to end da cadeia que nos permite otimizar fluxos de informação, materiais e financeiros, trazendo resultados concretos a nossos clientes. 

A variedade de temas nos permite executar diversos tipos de desafios, desde estratégicos até táticos e operacionais, como a definição e implantação de soluções e sistemas.

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Supply Chain

Nossos Serviços

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SCM Strategy

Assim como na empresa, em Supply Chain, tudo também começa na estratégia. O  SCM Strategy consiste no desenho da conciliação das estratégias do Negócio e de Supply Chain. Este alinhamento estratégico define drivers que direcionam projetos, planejamento e a operação de Supply Chain nas suas diversas instâncias e ajuda em trade-offs funcionais como Transporte vs. Armazenagem, Estoque vs. Customer Fullfillment, entre outros. 

Como podemos ajudar:​

  • Entendimento da estratégia de negócio​;
  • Desenho ou refinamento da estratégia de Supply Chain em sincronia com os negócios​;
  • Desdobramento da estratégia de Supply Chain em drivers e mecanismos de gestão;
  • Acompanhamento da execução da estratégia;
  • Assessment do Supply Chain;
  • Make or Buy.

 

 

 

SC Network Design (SCND)

Avaliação e desenho de malha logística, considerando todos os fluxos inbound e outbound de carga, bem como elos de armazenagem, pontos de transferência e restrições fiscais.

Como podemos ajudar:​

  • Levantamento de informações;
  • Definição de baseline;
  • Configuração de ferramenta de simulação própria;
  • Simulação de cenários;
  • Recomendação mais aderente;
  • Construção de roadmap e implantação.

 

 

 

SC Segmentation 

Supply Chain Segmentation é uma estratégia de negócio que permite equilibrar o nível de serviço oferecido ao cliente e o custo operacional, focando em ofertar soluções específicas para grupos de clientes sem sobrecarregar a gestão e custos da operação. Consiste em diferenciar como as diversas funções da cadeia de suprimentos (Ex: suprimentos, manufatura, distribuição, planejamento e estoque) atendem diferentes produtos/mercados. Dentre seus diversos usos, destaca-se: diferenciar nível de serviço, lidar mais efetivamente com a complexidade e aumentar produtividade. Este é um dos temas mais inovadores que empresas de destaque em seus mercados têm começado a abordar.

Como podemos ajudar:​

  • Estruturação da jornada e definição dos resultados esperados;
  • Definição e elaboração dos qualificadores de segmentos;
  • Construção da segmentação interna e externa;
  • Criação das alavancas de segmentação;
  • Elaboração da projeção de benefícios;
  • Apoio em toda a jornada de implantação do MVP e roll out.

 

 

 

SCM Assessment

A Cadeia de Suprimentos de uma empresa é um dos elementos chave de sucesso de um negócio. Ela abrange compras, manufatura, armazenagem, transportes e distribuição e possui uma série de elementos cross como: Planejamento,  Customer Fullfilment, Logística Reversa. Seus desafios vão do estratégico, passam pelo tático e se consolidam na operação do dia a dia. Por conta de toda esta complexidade, às vezes é difícil entender por onde começar, quais desafios priorizar. 

Como podemos ajudar:​

  • Entendemos a realidade da empresa e sua relação com Supply Chain;
  • Avaliamos o nível de maturidade das principais funções de Supply Chain;
  • Levantamos quais das funções de Supply Chain são as mais importantes no momento da empresa;
  • Priorizamos áreas de melhoria nas funções mais importantes e menos maduras na empresa.

 

 

Make or Buy Decision​

A decisão Make vs. Buy consiste em escolher entre produzir um produto internamente ou comprá-lo de um fornecedor externo. Ela compara os custos e benefícios associados com cada opção para os diferentes mercados de insumos utilizados com a intenção de chegar na alternativa que melhor se alinha aos objetivos estratégicos da organização. Existem diversos cases de sucesso no mercado tanto de Make quanto Buy e não existe uma solução única ou melhor que sirva para uma empresa ou mercado. A clareza da estratégia coorporativa é o primeiro passo num projeto deste tipo.  

Como podemos ajudar:​

  • Levantamento dos motivadores (estratégia, mercado, oportunidades de negócio);
  • Exploração dos principais elementos decisórios (estratégia, custo, tecnologia, produção, engenharia, supply chain);
  • Estruturação e refinamento de oportunidades;
  • Projeção de benefícios;
  • Preparação para implantação.

 

 

Cost to Serve | End to End 

Cost to Serve é uma ferramenta importante para avaliar e gerir a rentabilidade de clientes e canais específicos. A abordagem traz um recorte diferente da contabilidade tradicional utilizando os princípios do ABC (Activity Based Costing).

Como podemos ajudar:​

  • Estruturação do custeio para o custo de servir;
  • Desdobramento de visões relevantes do custo de servir;
  • Desenho de um processo sustentável para a empresa de acordo com sua realidade e seu nível de maturidade;
  • Implantação do processo de Cost to Serve.

S&OP / IBP

Sales and Operations Planning (S&OP) é um processo integrado de Planejamento Operacional (produção e logística) e Comercial (gestão e demanda) que tem como objetivo atingir os objetivos estratégicos do negócio. Mais recentemente, evoluiu para o conceito de IBP (Integrated Business Planning), incorporando mais aspectos financeiros ao S&OP. 

Como podemos ajudar:​

  • Desenho e refinamento do processo;
  • Estruturação dos fóruns chave de construção dos consensos;
  • Estabelecimento de KPIs, gestão e governança envolvidos e na gestão da mudança para reduzir as barreiras de integração;
  • Extensão e ampliação da colaboração junto a fornecedores e/ou clientes da cadeia de suprimentos através de programas como VMI (Vendor Managed Inventory) e CPFR (Collaborative Planning, Forecast and Replenishment).

 

 

 

S&OE

Sales and Operations Execution (S&OE) é uma variação do processo de S&OP voltado para o horizonte de curto prazo, de 0 a 3 meses. Aqui são realizados ajustes dentro dos limites consensados no modelo de S&OP. Trabalha-se com simulações e otimizações num nível mais granular que o S&OP, muito em sintonia com as possibilidades e restrições da programação de produção e estoques disponíveis. 

Como podemos ajudar:​

  • Implementação do modelo de governança;
  • Otimização dos planos de cada etapa;
  • Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.

 

 

 

Inventory Management

Inventory Management (Gestão de estoques) tem por objetivo garantir o estoque ótimo em termos de quantidade, localização, prazos e custos. O principal objetivo é o equilíbrio entre custo de ruptura x custo de excesso de estoque, de forma a garantir a quantidade suficiente definida pela estratégia do negócio. 

Como podemos ajudar:​

  • Otimização dos 2 componentes principais do estoque: o estoque de ciclo (avaliando o trade-off entre frequência de reposição e tamanho de lote) e o estoque de segurança (avaliando o trade-off entre custo de ruptura e de estoque de segurança);
  • Avaliação e otimização dos estoques em diversos pontos da cadeia de distribuição.

 

 

 

Demand Planning 

O planejamento de demanda é um processo de previsão e gestão que ajuda uma empresa a estimar a quantidade de produtos ou serviços que seus clientes vão comprar em um determinado período de tempo. O objetivo do planejamento de demanda é garantir que a empresa tenha os recursos necessários para atender às necessidades dos clientes, ao mesmo tempo em que minimiza o desperdício de recursos. Pode apoiar processos de longo prazo como Planejamento Estratégico, de Expansão e Orçamentário; de médio-curto prazo como Planejamento de Vendas de Marketing, Sortimento, Precificação, Planejamento de Produção e Distribuição, Estoque, Compras e Reposição. 

Como podemos ajudar:​

  • Definição dos melhores modelos de previsão de demanda;
  • Desenho de um processo colaborativo e eficiente que construa o consenso da previsão;
  • Gestão de eventos que influenciam a demanda.

Procure to Pay (P2P)

O processo Procure to Pay é a essência do dia a dia de compras em uma empresa. Ele se inicia com a requisição de compras aberta pela área do cliente, passa pela aprovação desta requisição, segue com o processo de cotação, a aprovação da cotação e do pedido de compra, o fornecimento do produto ou serviço, o recebimento físico e fiscal dos mesmos e termina com o pagamento junto ao fornecedor. Nossos projetos buscam o aumento da eficiência e produtividade deste processo, a redução do lead-time total, atentos à qualidade e nível do serviço (OTIF) do fornecedor e à compliance do processo. 

Como podemos ajudar:​

  • Suporte na evolução dos KPIs e mecanismos de gestão da rotina em compras;
  • Avaliação de oportunidades para transformar compras operacionais (spot) em compras com acordo comercial (estratégicas).

 

 

 

Supplier selection (RFIs, RFQs)

Supplier selection é uma variante dos projetos de Strategic Sourcingnormalmente com um foco principal em explorar com mais robustez a capacidade de novos fornecedores de atender uma demanda específica em vez de focar em otimização de custo.

Como podemos ajudar:​

  • Analisar categoria de compra;
  • Analisar mercado fornecedor;
  • Levantar requisitos de compras;
  • Conduzir RFIs e RFQs;
  • Elaborar matriz de avaliação de fornecedores.

 

 

 

Strategic Sourcing

Strategic Sourcing é uma das formas mais efetivas para otimizar gastos com terceiros e garantir abastecimento seguro das categorias chave do seu negócio através da contratação de produtos e serviços de forma planejada e estratégica. 

Como podemos ajudar:​

  • Atuação nas 7 etapas do Strategic Sourcing: Analisar Categoria de Compra, Analisar Mercado Fornecedor, Analisar custo total e engenharia de valor, Desenvolver Modelo de Fornecimento, Conduzir Etapa de Cotação (RFP/RFQ), Conduzir Etapa de Negociação, Implementar Acordo de Fornecimento;
  • Exploração conjunta com cliente das principais alavancas de valor para otimização do custo total;
  • Elaboração de Editais e RFPs robustas;
  • Atuação com variações do Strategic Sourcing como o Sourcing TradicionalSpeed Sourcing, Renegociações e Análise do mercado Fornecedor.

Operational Excellence

Excelência operacional se refere a um alto nível de qualidade e eficiência nas operações de uma empresa. São processos, pessoas, tecnologias trabalhando em perfeita harmonia, com baixo custo e alta geração de valor.

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam maximizar a produtividade e a qualidade, minimizando o custo de produção.

 

 

 

Manufacturing Strategy 

O objetivo da Manufacturing Strategy é fazer com que as organizações consigam, de forma sistemática, garantir a padronização, gestão e governança dos processos de manufatura em uma ou mais unidades fabris da mesma companhia. 

Como podemos ajudar:​

  • Criação de Centros de Excelência;
  • Disseminação de metodologias / implantação de estratégias para várias unidades fabris.

 

 

 

Advanced Manufacturing 

Entendemos que após a estabilização dos processos e uma boa disponibilidade de informações processuais é chegada a hora da manufatura avançar para um patamar mais tecnológico: realidade aumentada, IoT, Inteligência Artificial e robótica são alguns dos temas que desenvolvemos para garantir uma captura de valor ainda maior.

Como podemos ajudar:​

  • Criação da jornada e do Roadmap para Manufatura avançada (4.0);
  • Implementação de soluções e ferramentas baseadas em Inteligência Artificial.

 

 

 

Master Prod. Schedule MPS 

O objetivo de um plano mestre de produção (MPS) é definir os produtos que serão fabricados, quando e em quais quantidades, de forma otimizada e realista.

Como podemos ajudar:​

  • Melhoria dos processos de gestão de materiais e planejamento e controle da produção (físicos e sistemas) através de metodologias que garantam a forma mais otimizada de gerir o fluxo de materiais e informações, desde o pátio de recebimento ao estoque de produtos acabados.

Logistics inbound and outbound 

Logistics inbound and outbound (Logística interna e externa) busca avaliar a qualidade e custos das movimentações de insumos e/ou produtos dentro das operações de armazenagem, seja no abastecimento de linhas de produção ou no cliente final. 

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam maximizar a produtividade e a qualidade, minimizando o custo da operação logística inbound e outbound.

 

 

 

Logistics Assets and Inventory Management

Logistics Assets and Inventory Management (Gestão de estoques e ativos logísticos) tem por objetivo o entendimento e alinhamento das necessidades de recebimento e consumo dos materiais ao longo do tempo, da qualidade do estoque (giro, vencidos e obsolescência) e da adequação das estruturas de armazenagem. 

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam otimizar a capacidade de armazenagem, maximizar o nível de atendimento à operação e minimizar o custo de armazenamento.

 

 

 

Distribution Center Operations

Distribution Center Operations (Operações de centros de distribuição) tem o potencial de otimizar os processos da operação desde o recebimento até a expedição.  

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam maximizar a produtividade e a qualidade, minimizando o custo das operações logísticas.

 

 

 

Reverse Logistics

Reverse Logistics (Logística reversa) adequa estruturas e processos de armazenagem para processar devoluções de mercado desde o recebimento até o direcionamento para descarte adequado dos itens. 

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam maximizar a produtividade e a qualidade, minimizando o custo da operação de logística reversa.

Control Tower

Control Tower (Torre de controle) permite que as empresas controlem de forma mais eficiente sua operação e os recursos utilizados, com foco na agilidade na tomada de decisão e melhora do nível de serviço. 

Como podemos ajudar:​

  • Definição dos indicadores para acompanhamento;
  • Estruturação dos dados;
  • Automação para atualização dos resultados.

 

 

 

Modal Split Analysis

Modal Split Analysis (Análise do modal de transporte) permite entender o modelo de frete utilizado em todas as rotas operadas, de modo a entender e propor melhorias com foco no melhor nível de serviço vs. o menor custo.

Como podemos ajudar:​

  • Entendimento da operação atual;
  • Identificação de oportunidades de otimização de rotas na mesma modalidade, novos modelos de transportes e tipos de operação (próprio vs. terceiros).

 

 

 

Freight Analysis and purchasing model 

Freight Analysis and purchasing model (Bid de transportes) tem como objetivo estruturar e conduzir o processo de renovação e/ou contratação de novos prestadores de serviço de transporte, com foco no melhor nível de serviço vs. o menor custo.

Como podemos ajudar:​

  • Condução das atividades do Bid;
  • Levantamento e processamento de dados;
  • Elaboração de RFI e RFP;
  • Análise e comparação dos dados enviados;
  • Avaliação dos fornecedores com base em indicadores e parâmetros definidos;
  • Suporte na adequação de contratos.

Order to Cash (O2C)

Order to Cash avalia o processo end to end do pedido, desde a sua concepção até a conclusão do pagamento. No O2C descemos até o nível da área financeira, diferente do fulfillment que vai até o delivery para o cliente.

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento e resolução das dores do processo;
  • Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.

 

 

 

Order Fulfillment

Order Fulfillment é uma das partes do O2C, sendo que, aqui o foco é no ciclo do pedido end to end, visando o melhor nível de serviço vs. o menor custo.

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento e resolução das dores do processo;
  • Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.

 

 

 

Order Management

Order Management é a gestão de alocações e carteira de pedidos, no qual o foco é atender o cliente na sua totalidade, para isso avaliarmos regras de negócios, estoques, etc. 

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento e resolução das dores do processo;
  • Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.

 

 

 

OTIF Optimization

OTIF (On-Time In-Full) Optimization, foca no mapeamento do OTIF bem como todo o seu desdobramento, não só na implementação, mas em roadmaps, com foco no melhor nível de serviço vs. o menor custo.

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento e resolução das dores para melhorar o OTIF;
  • Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.

 

 

 

SCM Performance Indicators (OKRs)

O SCM OKRs mapeia todos os indicadores da cadeia de supply chain, além de trazer insights buscando melhorar o nível de serviço e reduzir os custos da operação.

Como podemos ajudar:​

  • Mapeamento e implantação do dashboard de indicadores da cadeia de suprimentos;
  • Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.

Omnichannel Strategy Design

Avaliar a estratégia e definir canais de venda e atendimento complementares, onde o cliente se sinta único é condição em um mundo cada vez mais conectado.

Como podemos ajudar:​

  • Desenho da estratégia omnichannel da companhia, alinhada à estratégia coorporativa e de tendências mundiais;
  • Avaliação de prontidão para implementação de uma estratégia multicanalidade considerando canais, processos, tecnologias e pessoas;
  • Concepção de cenários temporários e transitórios, que viabilizem rápida implantação.

 

 

 

E-commerce Strategy Design

Alavancar o canal digital definindo a melhor estratégia em diferentes horizontes e considerando funcionalidades específicas.

Como podemos ajudar:​

  • Concepção da estratégia de E-Commerce do negócio alinhada à estratégia da companhia, entendendo restrições e sugerindo alternativas;
  • Desenho de soluções customizadas compostas por todas as definições necessárias para operação ou ajuste deste canal.

 

 

 

Phygital Strategy

Um novo conceito que mistura o mundo físico ao digital, desenhando uma jornada factível e criando experiências únicas para o cliente.

Como podemos ajudar:​

  • Desenvolvimento de uma estratégia Phygital para o negócio, integrando os mundos físico e digital, permitindo que o cliente tenha uma transição suave pelos dois ambientes;
  • Desenho de soluções customizadas e inovadoras que permitam que o cliente vivencie experiências únicas. Atuamos desde o desenho até a implantação final da solução.

 

 

 

Supply Chain Software Selection

Considerando que a definição do melhor software é crucial para o sucesso da operação, é importante entender que a avaliação de requisitos técnicos, funcionais e financeiros pode ser feito por meio de um projeto de software selection.

Como podemos ajudar:​

  • Seleção de softwares específicos para supply chain (como WMS, IBP, OMS, TMS, DRP, e-procurement, etc.), atuando na definição de requerimentos funcionais, técnicos, seleção de shortlist de fornecedores, condução de RFI, RFQ ou RFP, categorização e recomendação de vencedor.

 

 

 

Supply Chain Software Implementation 

A implementação de pacotes de mercados ou soluções desenvolvidas in-house precisam de conhecimento de gestão de projetos, negócio e benchmark. Nosso objetivo é evitar caminhos complexos e prezar pela agregação de valor no curto prazo.

Como podemos ajudar:​

  • Atuação como integrador, fazendo o meio de campo entre tecnologia, fornecedor de solução e área de negócio.

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