Supply Chain
Atuamos em todo o Supply Chain de diferentes setores abrangendo todos os elos da cadeia de abastecimento desde fornecedores, compras, planejamento, produção, armazenagem, transporte/abastecimento e customer fulfillment.
Desta forma, temos uma visão end to end da cadeia que nos permite otimizar fluxos de informação, materiais e financeiros, trazendo resultados concretos a nossos clientes.
A variedade de temas nos permite executar diversos tipos de desafios, desde estratégicos até táticos e operacionais, como a definição e implantação de soluções e sistemas.
Fale ConoscoNossos Serviços
SCM Strategy
Assim como na empresa, em Supply Chain, tudo também começa na estratégia. O SCM Strategy consiste no desenho da conciliação das estratégias do Negócio e de Supply Chain. Este alinhamento estratégico define drivers que direcionam projetos, planejamento e a operação de Supply Chain nas suas diversas instâncias e ajuda em trade-offs funcionais como Transporte vs. Armazenagem, Estoque vs. Customer Fullfillment, entre outros.
Como podemos ajudar:
- Entendimento da estratégia de negócio;
- Desenho ou refinamento da estratégia de Supply Chain em sincronia com os negócios;
- Desdobramento da estratégia de Supply Chain em drivers e mecanismos de gestão;
- Acompanhamento da execução da estratégia;
- Assessment do Supply Chain;
- Make or Buy.
SC Network Design (SCND)
Avaliação e desenho de malha logística, considerando todos os fluxos inbound e outbound de carga, bem como elos de armazenagem, pontos de transferência e restrições fiscais.
Como podemos ajudar:
- Levantamento de informações;
- Definição de baseline;
- Configuração de ferramenta de simulação própria;
- Simulação de cenários;
- Recomendação mais aderente;
- Construção de roadmap e implantação.
SC Segmentation
Supply Chain Segmentation é uma estratégia de negócio que permite equilibrar o nível de serviço oferecido ao cliente e o custo operacional, focando em ofertar soluções específicas para grupos de clientes sem sobrecarregar a gestão e custos da operação. Consiste em diferenciar como as diversas funções da cadeia de suprimentos (Ex: suprimentos, manufatura, distribuição, planejamento e estoque) atendem diferentes produtos/mercados. Dentre seus diversos usos, destaca-se: diferenciar nível de serviço, lidar mais efetivamente com a complexidade e aumentar produtividade. Este é um dos temas mais inovadores que empresas de destaque em seus mercados têm começado a abordar.
Como podemos ajudar:
- Estruturação da jornada e definição dos resultados esperados;
- Definição e elaboração dos qualificadores de segmentos;
- Construção da segmentação interna e externa;
- Criação das alavancas de segmentação;
- Elaboração da projeção de benefícios;
- Apoio em toda a jornada de implantação do MVP e roll out.
SCM Assessment
A Cadeia de Suprimentos de uma empresa é um dos elementos chave de sucesso de um negócio. Ela abrange compras, manufatura, armazenagem, transportes e distribuição e possui uma série de elementos cross como: Planejamento, Customer Fullfilment, Logística Reversa. Seus desafios vão do estratégico, passam pelo tático e se consolidam na operação do dia a dia. Por conta de toda esta complexidade, às vezes é difícil entender por onde começar, quais desafios priorizar.
Como podemos ajudar:
- Entendemos a realidade da empresa e sua relação com Supply Chain;
- Avaliamos o nível de maturidade das principais funções de Supply Chain;
- Levantamos quais das funções de Supply Chain são as mais importantes no momento da empresa;
- Priorizamos áreas de melhoria nas funções mais importantes e menos maduras na empresa.
Make or Buy Decision
A decisão Make vs. Buy consiste em escolher entre produzir um produto internamente ou comprá-lo de um fornecedor externo. Ela compara os custos e benefícios associados com cada opção para os diferentes mercados de insumos utilizados com a intenção de chegar na alternativa que melhor se alinha aos objetivos estratégicos da organização. Existem diversos cases de sucesso no mercado tanto de Make quanto Buy e não existe uma solução única ou melhor que sirva para uma empresa ou mercado. A clareza da estratégia coorporativa é o primeiro passo num projeto deste tipo.
Como podemos ajudar:
- Levantamento dos motivadores (estratégia, mercado, oportunidades de negócio);
- Exploração dos principais elementos decisórios (estratégia, custo, tecnologia, produção, engenharia, supply chain);
- Estruturação e refinamento de oportunidades;
- Projeção de benefícios;
- Preparação para implantação.
Cost to Serve | End to End
Cost to Serve é uma ferramenta importante para avaliar e gerir a rentabilidade de clientes e canais específicos. A abordagem traz um recorte diferente da contabilidade tradicional utilizando os princípios do ABC (Activity Based Costing).
Como podemos ajudar:
- Estruturação do custeio para o custo de servir;
- Desdobramento de visões relevantes do custo de servir;
- Desenho de um processo sustentável para a empresa de acordo com sua realidade e seu nível de maturidade;
- Implantação do processo de Cost to Serve.
S&OP / IBP
Sales and Operations Planning (S&OP) é um processo integrado de Planejamento Operacional (produção e logística) e Comercial (gestão e demanda) que tem como objetivo atingir os objetivos estratégicos do negócio. Mais recentemente, evoluiu para o conceito de IBP (Integrated Business Planning), incorporando mais aspectos financeiros ao S&OP.
Como podemos ajudar:
- Desenho e refinamento do processo;
- Estruturação dos fóruns chave de construção dos consensos;
- Estabelecimento de KPIs, gestão e governança envolvidos e na gestão da mudança para reduzir as barreiras de integração;
- Extensão e ampliação da colaboração junto a fornecedores e/ou clientes da cadeia de suprimentos através de programas como VMI (Vendor Managed Inventory) e CPFR (Collaborative Planning, Forecast and Replenishment).
S&OE
Sales and Operations Execution (S&OE) é uma variação do processo de S&OP voltado para o horizonte de curto prazo, de 0 a 3 meses. Aqui são realizados ajustes dentro dos limites consensados no modelo de S&OP. Trabalha-se com simulações e otimizações num nível mais granular que o S&OP, muito em sintonia com as possibilidades e restrições da programação de produção e estoques disponíveis.
Como podemos ajudar:
- Implementação do modelo de governança;
- Otimização dos planos de cada etapa;
- Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.
Inventory Management
Inventory Management (Gestão de estoques) tem por objetivo garantir o estoque ótimo em termos de quantidade, localização, prazos e custos. O principal objetivo é o equilíbrio entre custo de ruptura x custo de excesso de estoque, de forma a garantir a quantidade suficiente definida pela estratégia do negócio.
Como podemos ajudar:
- Otimização dos 2 componentes principais do estoque: o estoque de ciclo (avaliando o trade-off entre frequência de reposição e tamanho de lote) e o estoque de segurança (avaliando o trade-off entre custo de ruptura e de estoque de segurança);
- Avaliação e otimização dos estoques em diversos pontos da cadeia de distribuição.
Demand Planning
O planejamento de demanda é um processo de previsão e gestão que ajuda uma empresa a estimar a quantidade de produtos ou serviços que seus clientes vão comprar em um determinado período de tempo. O objetivo do planejamento de demanda é garantir que a empresa tenha os recursos necessários para atender às necessidades dos clientes, ao mesmo tempo em que minimiza o desperdício de recursos. Pode apoiar processos de longo prazo como Planejamento Estratégico, de Expansão e Orçamentário; de médio-curto prazo como Planejamento de Vendas de Marketing, Sortimento, Precificação, Planejamento de Produção e Distribuição, Estoque, Compras e Reposição.
Como podemos ajudar:
- Definição dos melhores modelos de previsão de demanda;
- Desenho de um processo colaborativo e eficiente que construa o consenso da previsão;
- Gestão de eventos que influenciam a demanda.
Procure to Pay (P2P)
O processo Procure to Pay é a essência do dia a dia de compras em uma empresa. Ele se inicia com a requisição de compras aberta pela área do cliente, passa pela aprovação desta requisição, segue com o processo de cotação, a aprovação da cotação e do pedido de compra, o fornecimento do produto ou serviço, o recebimento físico e fiscal dos mesmos e termina com o pagamento junto ao fornecedor. Nossos projetos buscam o aumento da eficiência e produtividade deste processo, a redução do lead-time total, atentos à qualidade e nível do serviço (OTIF) do fornecedor e à compliance do processo.
Como podemos ajudar:
- Suporte na evolução dos KPIs e mecanismos de gestão da rotina em compras;
- Avaliação de oportunidades para transformar compras operacionais (spot) em compras com acordo comercial (estratégicas).
Supplier selection (RFIs, RFQs)
Supplier selection é uma variante dos projetos de Strategic Sourcing, normalmente com um foco principal em explorar com mais robustez a capacidade de novos fornecedores de atender uma demanda específica em vez de focar em otimização de custo.
Como podemos ajudar:
- Analisar categoria de compra;
- Analisar mercado fornecedor;
- Levantar requisitos de compras;
- Conduzir RFIs e RFQs;
- Elaborar matriz de avaliação de fornecedores.
Strategic Sourcing
Strategic Sourcing é uma das formas mais efetivas para otimizar gastos com terceiros e garantir abastecimento seguro das categorias chave do seu negócio através da contratação de produtos e serviços de forma planejada e estratégica.
Como podemos ajudar:
- Atuação nas 7 etapas do Strategic Sourcing: Analisar Categoria de Compra, Analisar Mercado Fornecedor, Analisar custo total e engenharia de valor, Desenvolver Modelo de Fornecimento, Conduzir Etapa de Cotação (RFP/RFQ), Conduzir Etapa de Negociação, Implementar Acordo de Fornecimento;
- Exploração conjunta com cliente das principais alavancas de valor para otimização do custo total;
- Elaboração de Editais e RFPs robustas;
- Atuação com variações do Strategic Sourcing como o Sourcing Tradicional, Speed Sourcing, Renegociações e Análise do mercado Fornecedor.
Operational Excellence
Excelência operacional se refere a um alto nível de qualidade e eficiência nas operações de uma empresa. São processos, pessoas, tecnologias trabalhando em perfeita harmonia, com baixo custo e alta geração de valor.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam maximizar a produtividade e a qualidade, minimizando o custo de produção.
Manufacturing Strategy
O objetivo da Manufacturing Strategy é fazer com que as organizações consigam, de forma sistemática, garantir a padronização, gestão e governança dos processos de manufatura em uma ou mais unidades fabris da mesma companhia.
Como podemos ajudar:
- Criação de Centros de Excelência;
- Disseminação de metodologias / implantação de estratégias para várias unidades fabris.
Advanced Manufacturing
Entendemos que após a estabilização dos processos e uma boa disponibilidade de informações processuais é chegada a hora da manufatura avançar para um patamar mais tecnológico: realidade aumentada, IoT, Inteligência Artificial e robótica são alguns dos temas que desenvolvemos para garantir uma captura de valor ainda maior.
Como podemos ajudar:
- Criação da jornada e do Roadmap para Manufatura avançada (4.0);
- Implementação de soluções e ferramentas baseadas em Inteligência Artificial.
Master Prod. Schedule MPS
O objetivo de um plano mestre de produção (MPS) é definir os produtos que serão fabricados, quando e em quais quantidades, de forma otimizada e realista.
Como podemos ajudar:
- Melhoria dos processos de gestão de materiais e planejamento e controle da produção (físicos e sistemas) através de metodologias que garantam a forma mais otimizada de gerir o fluxo de materiais e informações, desde o pátio de recebimento ao estoque de produtos acabados.
Logistics inbound and outbound
Logistics inbound and outbound (Logística interna e externa) busca avaliar a qualidade e custos das movimentações de insumos e/ou produtos dentro das operações de armazenagem, seja no abastecimento de linhas de produção ou no cliente final.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam maximizar a produtividade e a qualidade, minimizando o custo da operação logística inbound e outbound.
Logistics Assets and Inventory Management
Logistics Assets and Inventory Management (Gestão de estoques e ativos logísticos) tem por objetivo o entendimento e alinhamento das necessidades de recebimento e consumo dos materiais ao longo do tempo, da qualidade do estoque (giro, vencidos e obsolescência) e da adequação das estruturas de armazenagem.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam otimizar a capacidade de armazenagem, maximizar o nível de atendimento à operação e minimizar o custo de armazenamento.
Distribution Center Operations
Distribution Center Operations (Operações de centros de distribuição) tem o potencial de otimizar os processos da operação desde o recebimento até a expedição.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam maximizar a produtividade e a qualidade, minimizando o custo das operações logísticas.
Reverse Logistics
Reverse Logistics (Logística reversa) adequa estruturas e processos de armazenagem para processar devoluções de mercado desde o recebimento até o direcionamento para descarte adequado dos itens.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento, desenvolvimento e implementação de soluções que visam maximizar a produtividade e a qualidade, minimizando o custo da operação de logística reversa.
Control Tower
Control Tower (Torre de controle) permite que as empresas controlem de forma mais eficiente sua operação e os recursos utilizados, com foco na agilidade na tomada de decisão e melhora do nível de serviço.
Como podemos ajudar:
- Definição dos indicadores para acompanhamento;
- Estruturação dos dados;
- Automação para atualização dos resultados.
Modal Split Analysis
Modal Split Analysis (Análise do modal de transporte) permite entender o modelo de frete utilizado em todas as rotas operadas, de modo a entender e propor melhorias com foco no melhor nível de serviço vs. o menor custo.
Como podemos ajudar:
- Entendimento da operação atual;
- Identificação de oportunidades de otimização de rotas na mesma modalidade, novos modelos de transportes e tipos de operação (próprio vs. terceiros).
Freight Analysis and purchasing model
Freight Analysis and purchasing model (Bid de transportes) tem como objetivo estruturar e conduzir o processo de renovação e/ou contratação de novos prestadores de serviço de transporte, com foco no melhor nível de serviço vs. o menor custo.
Como podemos ajudar:
- Condução das atividades do Bid;
- Levantamento e processamento de dados;
- Elaboração de RFI e RFP;
- Análise e comparação dos dados enviados;
- Avaliação dos fornecedores com base em indicadores e parâmetros definidos;
- Suporte na adequação de contratos.
Order to Cash (O2C)
O Order to Cash avalia o processo end to end do pedido, desde a sua concepção até a conclusão do pagamento. No O2C descemos até o nível da área financeira, diferente do fulfillment que vai até o delivery para o cliente.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento e resolução das dores do processo;
- Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.
Order Fulfillment
O Order Fulfillment é uma das partes do O2C, sendo que, aqui o foco é no ciclo do pedido end to end, visando o melhor nível de serviço vs. o menor custo.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento e resolução das dores do processo;
- Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.
Order Management
O Order Management é a gestão de alocações e carteira de pedidos, no qual o foco é atender o cliente na sua totalidade, para isso avaliarmos regras de negócios, estoques, etc.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento e resolução das dores do processo;
- Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.
OTIF Optimization
OTIF (On-Time In-Full) Optimization, foca no mapeamento do OTIF bem como todo o seu desdobramento, não só na implementação, mas em roadmaps, com foco no melhor nível de serviço vs. o menor custo.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento e resolução das dores para melhorar o OTIF;
- Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.
SCM Performance Indicators (OKRs)
O SCM OKRs mapeia todos os indicadores da cadeia de supply chain, além de trazer insights buscando melhorar o nível de serviço e reduzir os custos da operação.
Como podemos ajudar:
- Mapeamento e implantação do dashboard de indicadores da cadeia de suprimentos;
- Escalabilidade do processo com apoio de tecnologia.
Omnichannel Strategy Design
Avaliar a estratégia e definir canais de venda e atendimento complementares, onde o cliente se sinta único é condição em um mundo cada vez mais conectado.
Como podemos ajudar:
- Desenho da estratégia omnichannel da companhia, alinhada à estratégia coorporativa e de tendências mundiais;
- Avaliação de prontidão para implementação de uma estratégia multicanalidade considerando canais, processos, tecnologias e pessoas;
- Concepção de cenários temporários e transitórios, que viabilizem rápida implantação.
E-commerce Strategy Design
Alavancar o canal digital definindo a melhor estratégia em diferentes horizontes e considerando funcionalidades específicas.
Como podemos ajudar:
- Concepção da estratégia de E-Commerce do negócio alinhada à estratégia da companhia, entendendo restrições e sugerindo alternativas;
- Desenho de soluções customizadas compostas por todas as definições necessárias para operação ou ajuste deste canal.
Phygital Strategy
Um novo conceito que mistura o mundo físico ao digital, desenhando uma jornada factível e criando experiências únicas para o cliente.
Como podemos ajudar:
- Desenvolvimento de uma estratégia Phygital para o negócio, integrando os mundos físico e digital, permitindo que o cliente tenha uma transição suave pelos dois ambientes;
- Desenho de soluções customizadas e inovadoras que permitam que o cliente vivencie experiências únicas. Atuamos desde o desenho até a implantação final da solução.
Supply Chain Software Selection
Considerando que a definição do melhor software é crucial para o sucesso da operação, é importante entender que a avaliação de requisitos técnicos, funcionais e financeiros pode ser feito por meio de um projeto de software selection.
Como podemos ajudar:
- Seleção de softwares específicos para supply chain (como WMS, IBP, OMS, TMS, DRP, e-procurement, etc.), atuando na definição de requerimentos funcionais, técnicos, seleção de shortlist de fornecedores, condução de RFI, RFQ ou RFP, categorização e recomendação de vencedor.
Supply Chain Software Implementation
A implementação de pacotes de mercados ou soluções desenvolvidas in-house precisam de conhecimento de gestão de projetos, negócio e benchmark. Nosso objetivo é evitar caminhos complexos e prezar pela agregação de valor no curto prazo.
Como podemos ajudar:
- Atuação como integrador, fazendo o meio de campo entre tecnologia, fornecedor de solução e área de negócio.
Fale conosco
Escutar as pessoas cria um ambiente de oportunidades.
Como podemos te ajudar?
Artigos
Redes Sociais x logística: empresas buscam estratégias para atender a nova dinâmica do mercado
Leia a matéria na íntegra em Portal Painel Logístico . . Gerenciamento de risco, investimento em tecnologia e diversificação de fornecedores são algumas das medidas que devem ser adotadas para evitar ruptura da cadeia de suprimentos e consequente insatisfação do cliente. A explosão das vendas pelas redes sociais têm revolucionado a logística, trazendo tanto desafios […]
saiba maisComo fazer a gestão de Supply Chain? Planejamento, estoque e logística!
A gestão de Supply Chain é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do setor de atuação. Essa disciplina envolve a coordenação eficiente de todos os processos que vão desde o fornecimento de matérias-primas até a entrega do produto final ao consumidor e, eventualmente devoluções por parte do cliente. Otimizar a […]
saiba maisO poder das Compras Diretas
Conceitos e estratégias para maximização de resultados Na dinâmica competitiva dos negócios atuais, a eficiência na gestão de compras diretas desempenha um papel crucial no resultado financeiro das empresas. Dominar os conceitos de Procurement, Sourcing e Negociação de Diretos coloca sua empresa no caminho certo para maximizar os resultados das compras diretas. A gestão estratégica […]
saiba maisBenefícios financeiros com a melhoria do Nível de Serviço em Supply Chain
Maneiras de gerar benefício em Supply Chain Em diversas áreas de uma empresa, mas principalmente em Supply Chain, existem duas avenidas principais que são exploradas para buscar diferencial competitivo no mercado e alavancar o resultado: Redução de Custo e Melhoria do Nível de Serviço. . A avenida de Redução de Custo é bastante tradicional e […]
saiba maisPeers no Web Summit Rio 2024
O Web Summit Rio 2024, realizado dos dias 16 a 18 de abril, representou um marco na nossa jornada como Peers, com nossa primeira participação no maior evento de tecnologia da América Latina. Durante 3 dias nossa equipe foi para campo cobrir os principais acontecimentos do evento para serem noticiados em tempo real no nosso […]
saiba mais7 insights para profissionais de Supply Chain abordados no LogTalk
No dia 8 de maio aconteceu o primeiro encontro promovido pela revista Mundo Logística, entitulado de Logtalk. A proposta do evento é um pouco diferente dos tradicionais, já que o foco é oferecer insights valiosos de carreira para os profissionais do setor de logística por meio de palestras e reflexões dos principais executivos de mercado. […]
saiba maisDesvendando o Futuro de Supply Chain
5 Estratégias e Insights Transformadores da 20ª Maratona A 20ª edição da Maratona de Supply Chain, realizada nos dias 29 e 30 de abril, foi um marco no cenário nacional ao reunir alguns dos maiores especialistas e profissionais do setor. O evento, que ao longo dos anos tem expandido sua abrangência para além das compras, […]
saiba maisPhygital
A integração da experiência física e digital do consumidor A experiência não é uma novidade no comportamento do consumidor moderno, já que muitos de nós realizamos uma consulta prévia na internet e redes sociais antes de adquirir um produto. Contudo, as possibilidades do Phygital vão além, proporcionando experiências como totens de autoatendimento, lojas sem caixa, […]
saiba maisEntenda a Segmentação da Cadeia de Suprimentos
Como ela pode ajudar o seu negócio As empresas e os profissionais de logística têm enfrentado um contexto complexo e cheio de desafios para satisfazer o consumidor, com nichos de clientes cada vez mais específicos, produtos e serviços sendo acessados através de múltiplos canais e expectativas altas para o nível de serviço. Atender às demandas […]
saiba maisA importância do Picking nos centros de distribuição
Atualmente, os Centros de Distribuição, além de estocar produtos, são utilizados para tarefas como a realização de montagem de pedidos e processamento de devoluções e serviços que agreguem valor ao produto (como embalagem, etiquetagem etc). Nesse artigo, analisaremos a relevância do picking nesses centros de distribuição. Desafios do picking O picking nos centros logísticos […]
saiba maisSupply Chain Network Design
Implantar o Supply Chain Network Design pode otimizar toda a cadeia, do fornecedor ao cliente final. Neste e-book, apresentamos os desafios e oportunidades de otimização da cadeia de abastecimento e a abordagem Peers para o design da malha logística, implantação de malhas e centros de distribuição.
saiba maisS&OP: Os desafios do Grupo Boticário
Neste episódio, nosso host, Marcelo Shiramizu (MD e cofounder da Peers) conversou com Everaldo Bertão (Diretor de S&OP do Grupo Boticário) sobre a implantação e atividades do S&OP no grupo. Da Peers, o episódio conta também com Ana Paula Barbosa (Sr Manager), Admar Corrêa Neto (Manager) e Lohan Mori (Engagement Manager).
ouça agora