Por Denize Navarro, Associate Manager da Peers Consulting.
Definir a estratégia de uma empresa consiste em elaborar planos para garantir a geração de valor. As metodologias que auxiliam nesse processo, podem ser aplicadas a qualquer tipo ou tamanho de empresa. Se uma empresa quer ser produtiva e alcançar o sucesso no mercado, é necessário estabelecer claramente os objetivos que quer alcançar.
O Planejamento Estratégico é uma metodologia de gestão utilizada pelos executivos para estabelecer a direção a ser seguida pela organização visando um maior grau de interação com o ambiente – conhecimento do negócio, direção e análise do ambiente. A estruturação de um Plano Estratégico contempla a avaliação do negócio, definição de estratégias e objetivos e o desenvolvimento dos planos de ação para atingir os objetivos.
Metodologias que auxiliam nesse processo e podem ser aplicadas a qualquer tipo ou tamanho de empresa são: Planejamento Estratégico, BSC, Gestão pelas Diretrizes, OKR, entre outras. De certa maneira todas possuem o mesmo objetivo – garantir que as definições feitas no nível estratégico sejam desdobradas até o nível operacional de forma que todos saibam os resultados que a empresa quer atingir e como cada um contribui para o alcance do resultado.
Ou seja, a chance de uma empresa atingir seus resultados aumenta, no momento em que cada um sabe qual a sua meta e como ela contribui para o resultado da empresa.
São fatores críticos para o sucesso:
Iniciar o processo com a reflexão a respeito do desempenho global da organização frente aos resultados esperados para definir as prioridades do trabalho;
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Fazer o desdobramento de metas até o nível operacional. É na operação que as ações são implantadas e é lá que se garante a qualidade do serviço e produto. Só é possível garantir a qualidade se houver indicadores com metas definidas;
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Utilizar de estruturas visuais (Gestão a Vista) para monitoramento e comunicação dos resultados;
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Estruturar rotinas de acompanhamento de resultado. Elas devem existir no nível operacional, tático e estratégico. Do nível operacional ao estratégico (baixo p/cima) são reportados os resultados. Do nível estratégico para o operacional (cima p/ baixo) são dadas diretrizes para melhorar o desempenho dos resultados não alcançados.