ESG: Como Empresas Estão Transformando Lucros em Impacto Sustentável
O conceito de ESG ganhou destaque nos últimos anos, reconhecido como um pilar fundamental para a importância da sustentabilidade nos negócios.
O ESG traz o foco das empresas para mais do que apenas gerar lucros, conscientizando as organizações da sua responsabilidade social e ambiental, para que sejam agentes atuantes de impactos positivos nas comunidades em que atuam e no planeta como um todo.
Nessa linha, o ESG traz uma mudança de paradigma para as empresas, promovendo práticas que levam em conta fatores que influenciam a qualidade de vida e o meio ambiente, através de políticas éticas e sustentáveis, integrando novas práticas na cultura organizacional e estratégias das empresas.
Nesse texto vamos trazer mais detalhes sobre a história e o conceito de ESG, destacando os seus pilares e como esses fatores impactam as empresas, apresentando os benefícios e exemplos práticos de empresas que já adotaram estratégias ESG. Confira!
O conceito de ESG ganhou destaque nos últimos anos, reconhecido como um pilar fundamental para a importância da sustentabilidade nos negócios.
O ESG traz o foco das empresas para mais do que apenas gerar lucros, conscientizando as organizações da sua responsabilidade social e ambiental, para que sejam agentes atuantes de impactos positivos nas comunidades em que atuam e no planeta como um todo.
Nessa linha, o ESG traz uma mudança de paradigma para as empresas, promovendo práticas que levam em conta fatores que influenciam a qualidade de vida e o meio ambiente, através de políticas éticas e sustentáveis, integrando novas práticas na cultura organizacional e estratégias das empresas.
Nesse texto vamos trazer mais detalhes sobre a história e o conceito de ESG, destacando os seus pilares e como esses fatores impactam as empresas, apresentando os benefícios e exemplos práticos de empresas que já adotaram estratégias ESG. Confira!
O que é ESG?
O ESG pode ser um conceito relativamente novo, mas de certo já tomou seu lugar nas decisões estratégicas das maiores empresas atualmente, principalmente por ter uma correlação a negócios mais sólidos e estruturados.
A sigla, que em inglês que significa “Environmental, Social and Governance”, traz três pilares principais para as melhores práticas relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
As práticas de ESG orientam as empresas em decisões de investimento, buscando promover a sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios, alcançando lucro e criando valor a longo prazo com atenção no seu impacto ambiental e social.
Dessa forma, os investidores e consumidores têm se atentado cada vez mais por empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade e governança eficaz, sendo vistas como operações menos arriscadas e mais sustentáveis, ampliando a atração de capital.
História do ESG
Essas práticas começaram a ganhar importância nos EUA na década de 70, quando os fundos de investimento começaram a focar seus negócios em empresas socialmente responsáveis e sustentáveis.
A formalização do ESG como um critério de investimento, ganhou força e reconhecimento após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992.
Dessa forma, o conceito passou a ser propriamente usado no início dos anos 2000, como uma resposta à demanda cada vez maior por práticas responsáveis e sustentáveis dentro das empresas.
Eventos específicos como crises financeiras e ambientais ao longo dos anos, favoreceram e aceleraram a evolução e adoção do ESG nas empresas, revelando a importância de integrar fatores não financeiros nas estratégias das organizações.
Algumas iniciativas e regulamentações destacaram a relevância de investimentos sustentáveis.e contribuíram para a consolidação mundial do ESG, como:
- Princípios do Pacto Global da ONU (2000);
- Iniciativa de Investimento Responsável (PRI) (2006);
- Taxonomia da UE (2020).
Pilares do ESG
As práticas do ESG são definidas a partir de três pilares específicos determinados pelas suas siglas:
Environmental (Ambiental): esse pilar trata dos impactos das atividades empresariais no meio ambiente, apontando para a importância da adoção de práticas sustentáveis, como redução de emissões e uso eficiente de recursos, para proteger o planeta e atender com consciência à demanda dos consumidores.
Social (Social): esse pilar fala sobre o impacto das empresas nas comunidades em que atuam e nas condições de trabalho para os seus colaboradores, incentivando práticas e investimento em diversidade, inclusão e direitos humanos, objetivando um ambiente de trabalho mais justo e comprometido com o bem-estar social.
Governance (Governança): esse pilar aborda a estrutura organizacional e a transparência nas operações, garantindo responsabilidade, ética e confiança de investidores, em um ambiente empresarial mais estável.
Impacto do ESG nas empresas
As estratégias ESG trazem diversos impactos e benefícios para a percepção de valor das empresas, tanto a curto quanto a longo prazo, influenciando sua reputação, eficiência operacional e acesso ao capital.
Quando bem implementadas, as práticas ambientais, sociais e de governança aprimoram a imagem corporativa, atraem consumidores e investidores conscientes, permitindo a redução de custos e melhora do desempenho financeiro.
Importância de métricas claras
A definição de métricas claras na aplicação de práticas de ESG, é um grande auxílio para as empresas avaliarem o seu desempenho sustentável, mensurando e reportando suas práticas com consciência e transparência, contribuindo para a responsabilidade corporativa.
Métricas claras também ajudam na compreensão de investidores e stakeholders quanto aos riscos e oportunidades associados às empresas, ampliando a confiança nos investimentos.
Estratégias de branding
Como resultado a curto prazo, a preocupação com as questões ambientais e sociais podem ser também utilizadas enquanto estratégia de branding, impactando positivamente o posicionamento das marcas.
Certificações específicas
A longo prazo, através de certificações e qualificações específicas ao ESG, as empresas poderão adquirir cada vez mais potencial de se destacarem no mercado, agregando valor ao seu produto ou serviço.
O que é o Greenwashing?
Vale também mencionar aqui o conceito de greenwashing, um ponto importante para ser levado em consideração. Em termos simples, consiste na prática de divulgar ações e promover discursos sustentáveis quando, na realidade, essas ações não ocorrem efetivamente.
Por motivos óbvios, o greenwashing é considerado uma prática de marketing enganoso e por isso deve-se sempre ter muito cuidado e atenção ao divulgar iniciativas relacionadas à sustentabilidade e meio-ambiente.
ESG no mercado brasileiro
No mercado brasileiro, esse tema começou a ganhar visibilidade nos últimos 10 anos, principalmente por conta do aumento da pressão social a assuntos relacionados à sustentabilidade e representatividade.
Dado esse contexto, as empresas nacionais, principalmente aquelas conectadas às iniciativas sociais e ambientais, estão incluindo esses pilares em suas discussões internas.
Com estratégias bem estruturadas e bem comunicadas, clientes, fornecedores, investidores e todos que tem contato com o negócio, poderão propagar e validar o valor da marca, mesmo quando as estratégias não têm relação direta com o produto/serviço oferecido.
Apesar da pauta ESG ser um assunto recente no Brasil, algumas empresas nacionais já estão adotando as estratégias e desdobrando-as em ações táticas.
Grupo Fleury
Uma dessas empresas é o Grupo Fleury, que já possui iniciativas sociais voltadas para a área de saúde e educação através de um programa organizado chamado DOM. O programa é dividido em três grandes vertentes:
- Indivíduo: a vertente conta com cursos de formação profissional e de educação em saúde, disseminando conhecimentos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis, ao uso de drogas e à gravidez precoce;
- Terceiro Setor: com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de instituições não-governamentais que atuam na área da saúde;
- Sociedade: atuação com instituições públicas da área da saúde com o objetivo de contribuir com seus processos de gestão.
Além disso, o Grupo Fleury também faz parte, desde 2014, do índice ISE (índice de Sustentabilidade Empresarial) que tem o objetivo de reunir empresas listadas na bolsa brasileira que apresentam melhores práticas de sustentabilidade nos aspectos de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
Raízen
Outra empresa que se destaca na agenda ESG é a Raízen. Fruto da joint venture entre Cosan e Shell, a companhia tem o compromisso ambiental como destaque.
Em toda sua cadeia produtiva existe um ciclo sustentável: iniciando desde a escolha de fertilizantes orgânicos para adubação da cana-de açúcar, mapeamento das áreas de plantio via drones evitando o desmatamento chegando até a gestão de consumo de água na geração de vapor para a produção de etanol.
Além disso, a Raízen foi a primeira empresa a conquistar a certificação Bonsucro para garantir os mais elevados critérios ambientais, sociais e econômicos para o cultivo e processamento de cana-de-açúcar e seus derivados.
A empresa faz parte do programa ELO que busca incentivar e apoiar a melhoria contínua dos fornecedores de cana, promovendo o desenvolvimento sustentável em três pilares – econômico, social e ambiental.
Para 2030, a Raízen já apresenta metas arrojadas na agenda de meio ambiente como: reduzir a pegada de carbono de etanol e açúcar em 10%, reduzir a captação de água de fontes externas em 10%, garantir programas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos para as fontes de cana-de-açúcar e manter todas as unidades em operação certificadas por um padrão internacionalmente reconhecido.
Parceria entre Ambev, Gerdau e Einstein
Outro exemplo é o caso da parceria entre Ambev, Gerdau e Einstein que, em 2020, promoveu a construção de um hospital municipal com capacidade de até 100 leitos para tratar pacientes da Covid-19.
Por mais que a Ambev e a Gerdau não tenham relação direta com o setor de Saúde, tomaram a decisão estratégica de aliar seu posicionamento de marca a uma causa importante para a sociedade.
Dicas para a implementar o ESG nas empresas
Para a implantação de sucesso do ESG dentro da empresa, é necessário que a agenda como um todo seja legitimada por todas as áreas da companhia. Assim, cada parte da estrutura consegue elencar os impactos de seus processos do ponto de vista ambiental, social ou de governança corporativa.
Durante a implantação, o principal desafio é fazer com que a mudança cultural chegue até a operação. Quando as estratégias estão bem estabelecidas, cada área se sente responsável por sua própria agenda ESG, compreendendo que cada setor terá suas responsabilidades e benefícios, como por exemplo:
- o setor comercial e de marketing da empresa pode perceber como as estratégias ESG tem o potencial de agregar valor ao produto/serviço da empresa por meio de sua comunicação;
- o setor de Recursos Humanos pode se utilizar de estratégias para o desenvolvimento humano e bem-estar para a retenção e captação de novos talentos;
- o conselho da empresa pode utilizar as diretrizes ESG para promover a abertura de IPO ou até mesmo como critério para possíveis M&A.
Mesmo que já seja possível perceber a relação entre estratégias ESG e empresas consolidadas e bem estruturadas, ainda não existem métricas universais estabelecidas para mensurar resultados e aderência de toda a estratégia.
Métricas ambientais já estão mais conhecidas e consolidadas no mercado (como a pegada de carbono), porém ainda existe muita discussão em relação à mensuração e padronização de indicadores Sociais e de Governança Corporativa. Como boa prática, pode-se usar OKRs para mensuração da operacionalização da estratégia.
Conclusão
Com todos os benefícios apresentados, vale ressaltar que não é apenas por estratégia de branding que as empresas têm sido cada vez mais cobradas por suas iniciativas ESG.
Muito além de gerar valor para as marcas, são ações que direcionam os esforços corporativos para questões muito necessárias e relevantes no mundo atual.
Os pilares Environmental, Social and Governance têm crescido tanto em importância pois propõe medidas urgentes a serem tomadas – medidas para a preservação do planeta e a construção de uma sociedade cada vez melhor.
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