fbpx
loader image
⏱️ Tempo de Leitura: 3 minutos

Por Paulo Morais,  Associate Manager da Peers Consulting.

Promover um diagnóstico de prioridades é tão importante quanto encontrar possibilidades de redução de custos para o seu negócio

Hoje, no Brasil, ao passo que grandes empresas têm como se manter sem faturamento por 3 meses ou mais, estima-se que para uma PME esse tempo seja, em média, de 27 dias.  Mais de 50% dos CFOs percebe que a diminuição nas vendas ocasionadas pela pandemia comprometerá cerca de 20% dos lucros. Tendo em vista que a recuperação da economia não será um evento imediato, as empresas precisam tomar medidas a fim de sobreviver economicamente ao ano de 2020 e potencializar a operação para os anos seguintes, tomando decisões de reestruturação e otimização de custo com foco adequar sua estrutura à nova realidade.

Iniciativas relativas à otimização dos custos operacionais e despesas são imprescindíveis nesse momento para enxugar os excessos e habilitar alavancas de crescimento durante a recuperação econômica

Os habilitadores para esse processo se iniciam em:

 Definir diretrizes estratégicas claras e tangíveis: Para traçar este caminho, é importante avaliar as competências de maneira precisa. Assim, é possível saber onde focar esforços, ter uma visão ampla das áreas da empresa e concentrar-se em alguns recursos para o desenvolvimento eficaz e preciso.

 Lapidar custos e despesas: saber distinguir os gastos considerados como “bons custos” (trazem retorno, ganho de margem, agilidade de processo ou redução de falhas) dos custos que apenas retiram caixa da empresa sem o ganho de maneira direta ou indireta para a vantagem competitiva.

 Reestruturar para crescer: Visa eliminar o que não agrega valor ou reduz eficiência da cadeia de valor, otimizando custos unitários e possibilitando ganho de escala futuro no processo de recuperação econômica.

Reforçar a cultura em tempos de crises: iniciando pela liderança, colocar em prática métodos de gestão enxuta alinhado com o novo momento, fazendo com que os hábitos de trabalho de todos sejam naturalmente adequados aos novos parâmetros. Neste caminho é recomendada a aplicação de metodologias de eliminação de desperdícios e indicadores de meta de redução de esforço/custo.

Projetos ou iniciativas corporativas de redução de custo trazem uma análise complexa de todas as atividades, identificação dos gaps e maiores alavancas de otimização que podem ser priorizadas para trazer resultados de curto, médio e longo prazo.

Aqui na Peers, apoiamos nossos clientes em elucidar as principais oportunidades alinhadas à estratégia da empresa, trazendo planos que sejam factíveis e customizados à sua realidade. A partir da identificação das áreas chave, elaboramos planos de ações para redução de custos e despesas. Estes planos podem abranger diversas soluções que podem perpassar por revisão de contratos, adequação de malha logística, redesenho e automatização de atividades operacionais, otimização de alocação orçamentária entre outros.

Após validação dos planos de ação, apoiamos implantando as iniciativas mapeadas de maneira pragmática, fazendo os ajustes necessários em cada área, além de realizar o monitoramento para garantir a perenidade dos resultados alcançados.

Trazendo como exemplo uma empresa de beleza de grande porte (presente em mais de 1700 cidades e faturamento em cerca de R$ 12 bilhões) que tinha como objetivo reduzir os custos unitários de seus contratos de aquisição de serviços. A principal iniciativa implantada passou por adequar os processos de gestão dos contratos corporativos de longo prazo para posterior sourcing. O modelo implantado possibilitou ao cliente gerenciar de maneira centralizada 150 fornecedores e identificar oportunidades na ordem de R$ 7 milhões/ano.

Além do benefício financeiro direto, foram possíveis sensibilizar as seguintes alavancas qualitativas:

Reequilíbrio do investimento a níveis ótimos;

Aumento no caixa que possibilitando investimentos em novas estratégias;

Aumento de flexibilidade da empresa para se sustentar em um período economicamente desfavorável como a pandemia;

Eficácia no fluxo de informação, reduzindo retrabalho e desperdícios;

Jeito Peers de fazer consultoria

Um diagnóstico profundo da matriz de custos e despesas de uma empresa requer um time de especialistas que irão não apenas decidir as melhores estratégias para a otimização de custos, mas também saber como melhor implementá-las.

Somos uma consultoria de negócios com expertise em diagnóstico profundo de toda a cadeia de valor da empresa. Nosso time possui competência e ferramentas necessárias para encontrar as oportunidades de redução de custo e melhorias da eficiência operacional, sem sacrificar o desempenho da empresa.

Lado a lado, construímos juntos o caminho que melhor se adapta às suas necessidades e oportunidades.

Converse com o time Peers e saiba mais a respeito de nossos serviços.

Deixe seu comentário