Publicado originalmente SuperHiper
Além do avanço do e-commerce, a tecnologia tem se consolidado como peça-chave para os supermercados maximizarem resultados no período mais aquecido do ano. A IA, em especial, já é aplicada para prever demandas, evitar rupturas e calibrar estoques de forma precisa. “A gestão de estoques é um dos maiores desafios do varejo alimentar. O equilíbrio entre a falta de produtos e o excesso de mercadorias é fundamental para a rentabilidade.
Hoje, sistemas avançados de inteligência artificial já incorporam dados históricos e variáveis como clima, feriados, eventos sazonais, promoções e indicadores macroeconômicos, alcançando acurácia superior a 95%”, explica o especialista em Supply Chain, Marcelo Ikaro.
“A gestão de estoques é um dos maiores desafios do varejo alimentar. O equilíbrio entre a falta de produtos e o excesso de mercadorias é fundamental para a rentabilidade”
A tecnologia também contribui para identificar padrões de consumo típicos das festas, como carnes nobres, espumantes e panetones, e viabiliza campanhas promocionais hipersegmentadas, com ajustes em tempo real. “No fim do ano, quando o consumidor é sensível a preço e prazo, cresce a estratégia de aumentar a frequência de compras, não apenas o tíquete médio”, acrescenta Ikaro.
Segundo o especialista, a proximidade das celebrações exige monitoramento constante de indicadores em tempo real, como fluxo de clientes, ruptura de gôndolas, gasto médio por cesta e margem de campanha por SKU (unidade de manutenção de estoque). “Ferramentas de business intelligence bem-configuradas, integradas à IA, permitem corrigir problemas antes que eles se tornem grandes e até disparar ações de forma automática”, ressalta.
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