Publicado originalmente em Latin Finance
BTG vê ritmo acelerado de emissões neste trimestre, enquanto analista diz que retomada da bolsa pode impulsionar fusões e aquisições
As emissões no mercado de renda fixa do Brasil continuam fortes este ano, mesmo com o banco central elevando os juros para o maior patamar em 10 anos.
O montante captado no mercado local de títulos nos primeiros quatro meses do ano cresceu 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando R$ 126 bilhões (US$ 22,1 bilhões), segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Renato Cohn, diretor financeiro do BTG Pactual, afirmou que o banco de investimentos observou uma retomada “substancial” na atividade do mercado de títulos nos primeiros meses do ano, após uma desaceleração no fim de 2024, e espera-se uma melhora contínua no trimestre atual.
“Acreditamos que o segundo trimestre será melhor do que o primeiro”, disse Cohn em uma coletiva de imprensa na semana passada, mas acrescentou que “o pipeline está limitado a 45 ou 60 dias”.
As emissões cresceram nos últimos meses, mesmo com o Banco Central do Brasil mantendo o ritmo de alta de juros, com a taxa Selic atingindo 14,75% no início de maio — o maior nível em uma década. Os formuladores de políticas do banco podem fazer um aumento final de 25 pontos-base no próximo mês, já que a inflação ainda está “muito aquecida”, escreveram analistas do Goldman Sachs em relatório divulgado na quinta-feira.
Os analistas também elevaram sua projeção de crescimento econômico para este ano de 2% para 2,25%, e disseram que essa tendência mais firme provavelmente impedirá o banco central de flexibilizar a política monetária muito rapidamente.
Diante da “ênfase na necessidade de uma postura restritiva por um período prolongado e nossa expectativa de uma atividade mais resiliente, estamos prevendo apenas um corte de 25 pontos-base” no quarto trimestre deste ano, em comparação com dois cortes previstos anteriormente, escreveram.
Retomada da bolsa
Enquanto isso, o mercado acionário aquecido do país pode levar a uma atividade mais forte de fusões e aquisições, segundo Lucas Ribeiro Ramos, Senior Manager de M&A na empresa brasileira Peers Consulting and Technology.
Após uma queda constante no final de 2024, o principal índice da bolsa B3 de São Paulo se recuperou este ano e atingiu um recorde de 139.334 pontos na quinta-feira.
“Enquanto isso, empresas listadas e fundos com algum caixa disponível se tornam mais ativos no mercado, o que gera um ciclo de crescimento”, afirmou.

