Implementação da segmentação de cadeia
Indústria
Varejo/Indústria – Beleza
Contexto
Projeto realizado em 2019 identificou a necessidade do grupo de evoluir o modelo “one size fits all” para uma abordagem por perfil de produto, definindo 4 diferentes cadeias de segmentação. Para dar continuidade, a Peers foi contratada para implementar o novo modelo de segmentação end to end da cadeia, com o detalhamento de processos, organização, tecnologia e custo de servir.
Principais Ações
- Priorização de ofertas de serviço
- Business case e teste em MVP
- Implantação de novas cadeias de segmentação
Abordagem
Assessment e Priorização
- Overview do escopo de áreas e organização das equipes
- Mapeamento as is de processos, sistemas e indicadores
- Identificação de oportunidades e expectativas para segmentação
- Desenvolvimento de clusters de ofertas de serviço
- Priorização de ofertas de serviço (OS) por segmento e clusters
Business Case e Definição de MVP
- Elaboração e validação de business cases (potencial financeiro por oferta de serviço)
- Construção do cronograma de implementação dos clusters e ofertas de serviço priorizados
- Entendimento e validação dos limitadores de processo
- Definição do escopo do MVP e planejamento das ondas de implementação
.
Teste em MVP
- Implementação do modelo test and learn
- Mensuração de resultados de testes
- Reavaliação das ofertas de serviço com base em testes
- Ajustes nos business cases baseado na resposta de testes e resultados
- Detalhamento do roadmap e cronograma de implementação
- Monitoramento de MVPs
Implementação
- Sequenciamento de clusters e ofertas de serviço para roll out (modelo ágil)
- Monitoramento de resultados e estabilização de processos, sistemas e indicadores
- Desenvolvimento de painel de acordos entre áreas
- Desenvolvimento e implementação de plano de Gestão da Mudança e Comunicação