Implementação da segmentação de cadeia

Categoria Supply Chain

Indústria

Varejo/Indústria – Beleza

 

Contexto

Projeto realizado em 2019 identificou a necessidade do grupo de evoluir o modelo one size fits all para uma abordagem por perfil de produto, definindo 4 diferentes cadeias de segmentação. Para dar continuidade, a Peers foi contratada para implementar o novo modelo de segmentação end to end da cadeia, com o detalhamento de processos, organização, tecnologia e custo de servir.

 

Principais Ações

  • Priorização de ofertas de serviço
  • Business case e teste em MVP
  • Implantação de novas cadeias de segmentação

Abordagem

Assessment e Priorização
  • Overview do escopo de áreas e organização das equipes​
  • Mapeamento as is de processos, sistemas e indicadores​
  • Identificação de oportunidades e expectativas para segmentação​
  • Desenvolvimento de clusters de ofertas de serviço​
  • Priorização de ofertas de serviço (OS) por segmento e clusters​

 

Business Case e Definição de MVP
  • Elaboração e validação de business cases (potencial financeiro por oferta de serviço)​
  • Construção do cronograma de implementação dos clusters e ofertas de serviço priorizados​
  • Entendimento e validação dos limitadores de processo​
  • Definição do escopo do MVP e planejamento das ondas de implementação​

.

Teste em MVP
  • Implementação do modelo test and learn
  • Mensuração de resultados de testes​
  • Reavaliação das ofertas de serviço com base em testes​
  • Ajustes nos business cases baseado na resposta de testes e resultados​
  • Detalhamento do roadmap e cronograma de implementação​
  • Monitoramento de MVPs​​

 

Implementação
  • Sequenciamento de clusters e ofertas de serviço para roll out (modelo ágil)​
  • Monitoramento de resultados e estabilização de processos, sistemas e indicadores​
  • Desenvolvimento de painel de acordos entre áreas​
  • Desenvolvimento e implementação de plano de Gestão da Mudança e Comunicação​