Por Felipe Oliveira, Sr Consultant da Peers Consulting
A ITIL – Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação – é um conjunto de publicações sobre melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI – Ou seja, como estruturar e gerenciar sua área de TI. O guia abrange os processos que uma empresa precisa para estruturar a TI com base em procedimentos, indicadores e governança já discutidos e confirmados por profissionais renomados nesta área e que poderão alavancar um melhor desempenho das equipes atuantes.É uma das bases da TI estruturada e visa aprimorar a visão dela perante o negócio e seu correto atendimento.
Para quebrar o paradigma da TI complexa, a ITIL divide-se em:
-
Estratégia de Serviço (estratégia da TI com o negócio);
-
Desenho do Serviço (tática de como atuar com a estratégia e garanti-la);
-
Transição do Serviço (garantia da operação e sua evolução);
-
Operação do Serviço (operação da TI);
-
Melhoria Contínua (garantia do bom funcionamento e interação dos processos).