Principais mudanças e desafios do novo Ensino Médio
Por Rafael Pansanato, Associate Manager
Aprovadas na Lei nº 13.415/2017, todas as instituições públicas e privadas do país têm até 2022 para entrar em conformidade com as regras do Novo Ensino Médio (NEM).
Segundo o Guia da Implementação do NEM, 4 principais mudanças serão geradas pelo Novo Ensino Médio:
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BNCC
(Re)elaboração dos currículos a partir da BNCC – essencial para colocar em prática a proposta de flexibilização curricular. -
Itinerários formativos
Fora o currículo obrigatório (BNCC), há cinco áreas em que o aluno poderá se aprofundar: Ciências da natureza, Ciências humanas e sociais aplicadas, Linguagens, Matemática e Formação técnica e profissional. -
Formação Técnica e Profissional no EM regular
Os estudantes matriculados no Ensino Médio regular terão a possibilidade de cursar integralmente um itinerário técnico.
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Ampliação e distribuição da carga horária
Novo Ensino Médio amplia a carga das escolas de 2.400 horas para pelo menos 3.000 horas totais. Para colocar as mudanças em prática, o MEC sugere 3 passos principais:
I. Estudos e diagnósticos
II. (Re)elaboração do currículo da rede
III. Implementação da nova arquitetura do EM
O que a Peers enxerga que pode ser feito para impulsionar as mudanças no NEM?
Grupos de trabalho e Workshops:
Criar grupos de trabalho multidisciplinares para que se estabeleça uma governança interna na SEED com todas as áreas impactadas é essencial para esse momento. Há algumas ferramentas que podemos usar como aceleradores da construção do NEM, como por exemplo a Facilitação de Workshops com agentes internos e externos que serão direta ou indiretamente impactados pelo NEM. Nesses momentos buscamos impulsionar e guiar as discussões de diagnósticos, currículo e arquitetura.
Estimativa de impacto financeiro e necessidades de recursos para distribuição de itinerários:
Para garantir implementação de uma nova arquitetura alinhada as necessidades de orçamento do Estado, ajudamos a testar cenários de implementação com:
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Distribuição dos itinerários formativos de acordo com demanda
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Alocação de professores segundo mobilidade e disciplina
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Custos incrementais de professores e investimentos de CAPEX
Expansão do EP em alinhamento com o 5° itinerário:
Uma das cinco áreas que o aluno poderá se aprofundar é a formação técnica e profissional (5° itinerário). O alinhamento da expansão do Ensino Profissional com esse itinerário se faz necessário para que a demanda dos alunos e dos setores produtivos sejam atendidas. Apoiamos no teste de cenários de expansão para chegar em uma oferta ideal levando em conta:
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Priorização de municípios
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Priorização de setores produtivos
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Priorização de cursos profissionalizantes