A importância da acuracidade de estoques e inventários para empresas de varejo
O que é a acuracidade de estoques
Acuracidade é um indicador que mensura se os produtos disponíveis no estoque, fisicamente, condizem com o que os sistemas da empresa indicam. Essa apuração é realizada por meio da análise e contagem dos itens, comparando-os e permitindo obter uma referência da qualidade efetiva do estoque da empresa.
O indicador também demonstra o nível de confiabilidade dos estoques. Como consequência, são identificados quais produtos não estão utilizando as informações corretas para balancear necessidades e disponibilidade.
Dentre uma série de variáveis, na gestão de um varejo há três pilares básicos que podem ser destacados: fluxo de caixa, gestão do estoque e atendimento ao cliente. Para evitar rupturas neste ciclo, é importante que a disponibilidade física nos pontos de venda atenda a demanda, proporcionando uma melhor experiência ao cliente, com disponibilidade e nível de serviço.
Realizar uma gestão efetiva para garantir que os itens mais importantes ofertados em cada ponto de venda estejam corretos é o ponto de partida para melhorar a saúde do estoque. A relevância de cada item e sua importância financeira é, a partir daí, o norte para priorizar as ações de melhoria. Como exemplo, uma das formas de manter a acuracidade é aplicar ações preventivas em determinada amostra, com base no volume de vendas ou se basear no histórico de perdas de inventários anteriniores.
Dessa maneira, definida a prioridade, é possível determinar uma rotina de inventário para a contagem dos itens de maior importância e, de forma gradativa, corrigir os desvios entre estoque físico e sistêmico.
Inventário para a gestão de estoques e prevenção de perdas
Há inúmeras formas de melhorar a acuracidade e o inventário é uma das mais utilizadas. Ele consiste em um método que audita a confiabilidade das informações físicas e do sistema (lógico), cruzando seus dados para uma comparação entre as quantidades.
Existem diferentes métodos para executar o inventário, alguns podem inclusive ser utilizados de forma complementar, sendo que a opção depende da avaliação da necessidade de cada empresa. Exemplificando, podemos citar o inventário geral e o cíclico.
No inventário geral, há a contagem de todos os itens em um curto espaço de tempo e com a operação parada, normalmente em períodos de baixa demanda ou finais de semana. Para execução, é necessário mobilizar toda equipe para realização, sendo que, ao final das contagens e recontagens, teremos a quantidade de itens e valor para ajustar em um único momento. Já no inventário cíclico, uma quantidade de itens é diariamente contada com a operação em funcionamento, de modo que, em um determinado período, todos produtos sejam contados pelos menos uma vez. Com o inventário cíclico, os ajustes de estoque são realizados constantemente, mantendo alta acuracidade.
De fato, somente após uma avaliação dos processos de gestão do estoque é que se tornará possível a criação de um inventário que seja mais adequado ao seu negócio, com foco em prevenção de perdas e em conjunto com outros indicadores.