Alfabetização: Etapas para diminuir as consequências da defasagem educacional

Peers Consulting & Technology

Peers Consulting & Technology

Tempo de leitura < 1 minuto

Categoria Educação

Análise publicada no Jornal Comunidade em Destaque

De acordo com uma pesquisa do Datafolha, estima-se que 4 milhões de estudantes abandonaram a escola durante a pandemia e um estudo do Instituto Unibanco e Insper aponta que o déficit de aprendizado reverberou no engajamento às aulas.

As razões que levaram a educação brasileira nesta situação tem a ver, entre outros motivos, desde a falta de acesso à tecnologia, materiais educacionais de qualidade e recursos pedagógicos, até dificuldades de adaptação às aulas online e deterioração da saúde mental e emocional dos estudantes.

Uma série de medidas vêm sendo implementadas pelos governos em busca de minimizar os efeitos, como dificuldade na busca por emprego e menor probabilidade de acesso ao ensino superior, mas, no entendimento da Peers Consulting & Technology, é essencial acrescentar ações específicas para combater a evasão escolar e promover a recuperação da aprendizagem. Entre elas estão:

  • Implementação de estratégias para o nivelamento e aceleração da aprendizagem.
  • Adoção da jornada da Busca Ativa, envolvendo regionais, escolas, pais, estudantes e entidades locais, para identificar e apoiar alunos em risco.
  • Utilização de metodologias digitais baseadas em machine learning e inteligência artificial para prever a evasão escolar e intervir preventivamente.
  • Promoção de iniciativas que incentivam o engajamento de estudantes, pais e responsáveis.
  • Expansão do ensino integral, integrado à educação profissional.
  • Investimento em infraestrutura e soluções tecnológicas nas escolas e salas de aula.
Voltar para todos os artigos