Como a segurança e a credibilidade podem aumentar a experiência de compra online

Publicado originalmente em Varejo S.A.

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Segurança compra online

Conversamos com Diogo Moreira, gerente sênior da Peers Consulting & Technology, para analisar sobre o tema

Com base no recente levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, sobre a compra de infoprodutos, observa-se que a experiência de compra online é moldada por diversos fatores, mas dois deles se destacam como fundamentais: segurança e credibilidade.

Segundo a pesquisa, 82% dos consumidores não enfrentaram problemas durante o processo de compra de infoprodutos. Números super positivos já que a segurança durante as transações online desempenha um papel crucial na confiança dos consumidores nas empresas. No entanto, 17% relataram ter sofrido golpes, como a falta de entrega do produto (10%) e clonagem de cartão de crédito/débito (8%).

Para Diogo Moreira, gerente sênior da Peers Consulting & Technology, consultoria de negócios e tecnologia, a falta de segurança pode gerar preocupações e desconfiança. “Isso acaba afastando os consumidores e prejudicando a reputação da empresa. A segurança durante as compras online é um fator chave para estabelecer e manter a confiança dos consumidores nas empresas”, completa o executivo.

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Desafios e credibilidade em jogo

As empresas enfrentam diversos desafios na construção de uma reputação confiável no ambiente virtual. Entre eles estão a proteção de dados, a gestão da reputação online e a adaptação às mudanças tecnológicas. No entanto, existem medidas eficazes que podem ser implementadas para proteger os dados dos clientes durante as compras online.

De acordo com Moreira, tecnologias como criptografia, firewalls e autenticação de dois fatores são essenciais para garantir um ambiente seguro. “É importante ressaltar que as práticas de cyber security precisam estar em constante evolução, uma vez que os invasores estão sempre se atualizando e criando maneiras novas de promover ataques. Portanto, atualmente, podemos destacar essas tecnologias e práticas de cibersegurança que garantem um ambiente seguro e consequentemente uma experiência de compra on-line satisfatória”, ressalta.

A credibilidade também desempenha um papel significativo na experiência de compra online. De acordo com o levantamento da CNDL, 86% dos consumidores pesquisaram sobre o especialista/vendedor do curso antes da compra, buscando informações sobre a credibilidade (38%), qualidade do conteúdo nas redes sociais (37%) e avaliações (35%).

Sobre esses números, o gerente da Peers Consulting & Technology afirma que a transparência e a comunicação clara sobre as medidas de segurança adotadas pela empresa podem influenciar positivamente a percepção dos consumidores. “Estratégias como divulgação de políticas de segurança, comunicação regular sobre atualizações de segurança e utilização de certificados de segurança visíveis podem reforçar a confiança dos consumidores na marca”, exemplifica.

Em um cenário e mercado cada vez mais digital, a segurança e a credibilidade se tornam aspectos essenciais para garantir uma experiência de compra online positiva. Ao investir em medidas de segurança eficazes e comunicar de forma transparente suas práticas de segurança, as empresas podem construir uma relação de maior confiança e fidelidade com os clientes.