Confiança construída com parceria

Publicado originalmente em Itatiaia

.

.

Trajetória de sócio-fundador da Peers Consulting & Technology, o mineiro Pedro Ribeiro, é um verdadeiro case.

Estar mais próxima das grandes empresas do mercado mineiro, contribuir para a pauta econômica de MG e contar com uma mão de obra altamente qualificada. Estes foram alguns dos motivos pelos quais a Peers, empresa de consultoria e tecnologia que mais cresce no Brasil, segundo o Financial Times, abriu seu escritório em Belo Horizonte em 2022.

“E também pelo desejo de um mineiro de voltar a morar em seu estado após 15 anos em São Paulo”, completa o sóciofundador da empresa, Pedro Ribeiro.

Casado, pai de duas meninas, triatleta Pedro divide-se entre São Paulo, Belo Horizonte e Lagoa da Prata, onde mora a família. Entrou na primeira turma de Engenharia de Produção da UFMG e, durante a faculdade, conseguiu um grande feito: ele e três amigos venceram o Desafio Sebrae e se tornaram os primeiros estudantes de Minas Gerais a ganharem a competição nacional. Até placa em homenagem receberam da universidade.

Como prêmio, foram para a Itália estudar empreendedorismo e negócios e fazer uma imersão com empresas referência em inovação. Foi ali que Pedro teve a convicção de que sua vocação era, em algum momento, criar algo novo.

De volta, fez quatro anos de estágio na Accenture e se apaixonou pelo mundo da consultoria. Sua passagem pela empresa marcou ainda o início de duas importantes amizades que hoje seguem dentro da Peers: a primeira, com Marcelo Shiramizu, também sócio-fundador; e a
segunda, com Vinícius Haikal, sóciodiretor da área de tecnologia.

Após a faculdade, Pedro mudou-se para São Paulo e continuou a carreira em consultoria, mas sempre com vontade de fazer diferente. Foi aí que, em 2012, fundou a Peers ao lado de três sócios.

“O início foi muito difícil e nós apenas sobrevivemos, mas acreditando no nosso propósito e nos nossos valores. E deu certo. Conquistamos a confiança de cada vez mais clientes. É o que eu falo do espiral positivo. Quando você está ao lado de pessoas boas e competentes, isso atrai outras pessoas e puxa também coisas boas”, afirma.

Diferentemente de outras empresas do setor, a Peers tem uma cultura corporativa forte e única, de parceria com os clientes, muita colaboração e intraempreendedorismo. A ética e a transparência permeiam o dia a dia da empresa, onde os colaboradores têm abertura para inovarem, além de desenvolverem projetos e estratégias com rigor técnico da concepção à implementação, passando por tecnologia e melhores práticas de gestão, senso crítico elevado e crescimento estruturado.

Hoje, tem cerca de 400 colaboradores – sendo 100 em BH –, possui operações também em Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro, além da capital mineira e de São Paulo, aumentou sua receita em 60% ao ano nos últimos cinco anos. Já adquiriu duas empresas de tecnologia, recebeu investimentos da Clave, possui um índice de satisfação dos clientes acima de 90% e recebeu no último ano a classificação de
Rising Star em serviços de Data Science Services pelo ISG, destaque concedido a empresas com portfólio promissor, excelente gestão e compreensão do mercado, além de um alto potencial para o futuro.

Os excelentes resultados incluem ainda certificações que reforçam a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, como o selo de uma das melhores empresas para trabalhar pela Great Place to Work (GPTW) e pela FIA FEEX, além de ser uma das consultorias mais bem classificadas no Glassdoor.

A Peers tem como foco principal o atendimento a grandes empresas, tais como Grupo Boticário, Alpargatas, C&A, Renner, Vivo, Hapvida, Porto Seguro, Amil, Raízen, Cimed e diversas companhias do portfólio dos principais private equities como Advent, Pátria, EBCapital, General Atlantic dentre outros. Além disso, há três anos atua em projetos internacionais, em países como Espanha, Canadá, Holanda e Estados Unidos.

Para o Pedro da infância, que passava as férias no interior de Minas e que viu seus pais sempre batalharem para que ele e sua irmã pudessem ter a melhor educação possível, já são muitas conquistas até aqui. Mas ele quer mais.

“A nossa ambição, falando em nome de todos os sócios da Peers, é que a gente seja um expoente de conhecimento de fronteira para ajudar a entregar transformações genuínas a grandes companhias brasileiras e transnacionais no Brasil e em outros países também”, conta.

O mercado agradece.