Inteligência Artificial aplicada a transportadoras
Fomos convidados para ser fonte especializada na matéria sobre Inteligência Artificial aplicada a transportadoras no mês de junho na Revista Logweb. Nosso Associate Sr Manager, Marcelo Ikaro, contribuiu com algumas informações sobre o assunto.
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Para ler sobre essas e outras respostas sobre o assunto, leia a matéria na íntegra em Logweb
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1. Como a inteligência artificial está sendo aplicada atualmente pelas transportadoras?
Aplicações da Inteligência Artificial nas Transportadoras: As transportadoras estão integrando IA em várias áreas, as mais comuns são previsão de demanda, roteirização, atendimento aos clientes (ex: chatbots), cálculo de exposição ao risco, monitoramento de fadiga. Portanto existem uma infinidade de temas que podem e estão sendo impactados. Empresas como a UPS e a FedEx estão utilizando algoritmos de IA para prever padrões sazonais de demanda e ajustar suas operações de acordo. Na roteirização os algoritmos de IA analisam dados em tempo real, como condições de tráfego, previsões meteorológicas e histórico de entregas, para criar rotas mais eficientes e reduzir o tempo de viagem.
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2. Quais são os principais benefícios que a IA proporciona para as operações das transportadoras?
Como em qualquer indústria os benefícios ainda não foram amplamente explorados, entretanto podemos segmentar em benefícios mais tangíveis como custo e receita, e menos tangíveis, como qualidade, nível de serviço, satisfação do cliente e risco. A utilização de IA no monitoramento de veículos e comportamento do motorista ajuda na redução de acidentes, muitas transportadoras já usufruem de sistemas como esse e benefícios já estão sendo coletados. No caso de benefícios menos tangíveis, podemos mencionar a DHL que implementou sistemas de IA em seus centros de distribuição para aumentar a velocidade e a precisão na triagem de pacotes, resultando em um serviço mais ágil e confiável para os clientes.
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3. Como a IA está melhorando a segurança no transporte de cargas?
Sem dúvida. Temos conhecimento de exemplos muito claros na condução autônoma de veículos, com a utilização do sistema da Tesla, já no âmbito das transportadoras a evolução também é muito grande. Empresas como a Convoy estão usando algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões suspeitos de comportamento em tempo real, o que pode ajudar a prevenir roubos e fraudes. Sistemas de IA analisam dados de sensores nos veículos, como câmeras e acelerômetros, para identificar comportamentos perigosos, fadiga do motorista, distrações e outras situações de risco. Com essas informações em tempo real, as transportadoras podem tomar medidas para evitar acidentes e fornecer treinamento adequado aos motoristas.
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4. Quais são os desafios enfrentados pelas transportadoras ao implementar sistemas de IA em suas operações?
O desafio de implementação e integração entre sistemas legados é bem grande. A operação de uma transportadora é bastante crítica e deve respeitar datas e horário, por isso, qualquer ajuste ou atraso é tão impactante que pode demorar dias para que o atraso seja totalmente recuperado. Dados essa criticidade a manutenção ou a implantação de um novo sistema não é algo trivial. Além disso, as questões de treinamento e privacidade de dados não podem ser menosprezadas.
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5. Como a IA está otimizando a roteirização e a logística de entrega para as transportadoras?
A IA está revolucionando a roteirização e a logística de entrega. Com algoritmos avançados, as transportadoras podem calcular as rotas mais eficientes, considerando uma variedade de fatores, como tráfego, condições meteorológicas, restrições de entrega e preferências do cliente. Por exemplo, a Amazon utiliza algoritmos de IA em seu sistema de roteirização para otimizar as rotas de entrega e garantir que os pacotes cheguem aos clientes no prazo prometido. Se pudéssemos traçar um paralelo o funcionamento desses sistemas é muito parecido com o Waze com a diferença que restrições (ex: peso, janela de agendamento, nível de serviço, etc.) podem ser adicionadas ao trajeto de forma que a IA calcule a melhor rota.
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6. Quais são os impactos da IA na eficiência e na economia das transportadoras?
Os impactos da IA na eficiência e na economia das transportadoras podem ser significativos, para alguns desafios a IA vem funcionando muito bem, com diversos cases em utilização, mas acredito que existem muitas possibilidades. Uma maior eficiência na operação é um ciclo vicioso, trazendo mais clientes, que são bem atendidos, que geram mais clientes, logo mais lucratividade para as companhias. A utilização de IA para o planejamento de rotas, acondicionamento de carga é uma realidade que aumenta o número de entregas feitas por dia e reduzindo os custos operacionais.
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7. Como as transportadoras estão lidando com questões éticas e de privacidade de dados ao utilizar IA em suas operações?
Questões éticas e de privacidade de dados são muito importantes quando se trata do uso de IA nas operações das transportadoras. As transportadoras precisam garantir que estão usando a IA de maneira responsável e respeitando a privacidade de seus clientes. Isso inclui a proteção dos dados pessoais e o uso ético dos algoritmos para tomar decisões que afetam as pessoas. Por exemplo, as transportadoras devem garantir que estão em conformidade com regulamentos como a LGPD e tomar medidas para proteger os dados pessoais de seus clientes contra acesso não autorizado ou uso indevido.
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