Por Victor Augusto Thomaz, Associate Sr Consultant da Peers Consulting.
O COVID-19 mudou a maneira como trabalhamos, compramos e nos comunicamos com as pessoas. É um momento de muitas incertezas, onde as empresas necessitam de inovação/adaptação nas suas estratégias para que se mantenham competitivas no mercado.
As estratégias de vendas baseadas em Omnichannel já eram uma tendência, mas não uma necessidade. Frente ao cenário atual é imprescindível se ter uma integração sólida dos canais de venda e uma comunicação assertiva para revolucionar as experiências e expectativas de compras dos consumidores, alavancando receitas e reduzindo custos.
De acordo com informações do Compre&Confie, divulgadas no Canal Tech, o faturamento no varejo digital cresceu 64% durante a Páscoa deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Diante de todo o contexto apresentado, a Peers Digital oferece em seu portfólio a implantação de soluções customizadas focadas em Omnichannel.
Soluções customizadas
Dado a complexidade das mudanças, nossa metodologia de implantação propõe um modelo de operacionalização gradual.
1. Entendimento das necessidades de negócio
- Avaliação da operação
- Definição do modelo de atuação e matriz de responsabilidades
- Desenho do “AS IS” tecnológico
- Definição das tecnologias de backoffice e frontoffice
2. Desenho
- Detalhamento / refinamento de custos, atividades, responsabilidades, equipes e prazos
- Definição de customizações / implementações, relatórios, workflows e interfaces de usuários.
- Identificação de treinamentos
3. Protótipo
- Implantação rápida da solução com o mínimo de customizações ou ajustes
- Detecção de problemas à operação futura
- Gestão do ambiente
- Revalidação da necessidade de treinamentos e ajustes em processos
- Materialização da ideia
4. Piloto
- Disponibilização em ambiente controlado
- Detecção de melhorias em processos e sistemas
- Validação de convivência entre processos e sistemas
- Definição de estratégia para correção/ajustes de inconsistências
- Estruturação do processo de sustentação
5. Rollout
- Aplicação de treinamentos
- Aumento do escopo com novas lojas
- Avaliação do impacto em volumes de dados
- Geração e acompanhamento de indicadores
- Planejamento da expansão para a rede
- Entendimento do novo comportamento
6. Expansão
- Conversão de lojas gradualmente
- Coleta de indicadores
- Identificação de novas oportunidades
- Mapeamento de GAPS
- Transferência para processo de sustentação
7. Operação
- Suporte a usuários
- Evolução constante de processos
- Plano de contingências
- Rotinas gerais da operação
Jeito Peers
A Peers Digital alia a experiência de seus consultores de negócios com a expertise técnica para auxiliar as empresas em sua transformação digital e capacitá-las para adequação às mudanças do ambiente tecnológico.
Formamos parcerias em todos os níveis da organização com postura hands on para uma transformação prática e sustentável, promovendo mudança desde o diagnóstico até planejamento, gestão da execução, estabilização e melhoria contínua com foco em resultados permanentes para nossos clientes. Converse com o time Peers e saiba mais a respeito de nossos serviços.