Omnichannel e o novo normal: Porque as empresas precisam se adaptar
Por Victor Augusto Thomaz, Associate Sr Consultant da Peers Consulting.
O COVID-19 mudou a maneira como trabalhamos, compramos e nos comunicamos com as pessoas. É um momento de muitas incertezas, onde as empresas necessitam de inovação/adaptação nas suas estratégias para que se mantenham competitivas no mercado.
As estratégias de vendas baseadas em Omnichannel já eram uma tendência, mas não uma necessidade. Frente ao cenário atual é imprescindível se ter uma integração sólida dos canais de venda e uma comunicação assertiva para revolucionar as experiências e expectativas de compras dos consumidores, alavancando receitas e reduzindo custos.
De acordo com informações do Compre&Confie, divulgadas no Canal Tech, o faturamento no varejo digital cresceu 64% durante a Páscoa deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Diante de todo o contexto apresentado, a Peers Digital oferece em seu portfólio a implantação de soluções customizadas focadas em Omnichannel.
Soluções customizadas
Dado a complexidade das mudanças, nossa metodologia de implantação propõe um modelo de operacionalização gradual.
1. Entendimento das necessidades de negócio
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Avaliação da operação
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Definição do modelo de atuação e matriz de responsabilidades
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Desenho do “AS IS” tecnológico
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Definição das tecnologias de backoffice e frontoffice
2. Desenho
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Detalhamento / refinamento de custos, atividades, responsabilidades, equipes e prazos
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Definição de customizações / implementações, relatórios, workflows e interfaces de usuários.
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Identificação de treinamentos
3. Protótipo
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Implantação rápida da solução com o mínimo de customizações ou ajustes
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Detecção de problemas à operação futura
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Gestão do ambiente
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Revalidação da necessidade de treinamentos e ajustes em processos
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Materialização da ideia
4. Piloto
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Disponibilização em ambiente controlado
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Detecção de melhorias em processos e sistemas
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Validação de convivência entre processos e sistemas
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Definição de estratégia para correção/ajustes de inconsistências
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Estruturação do processo de sustentação
5. Rollout
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Aplicação de treinamentos
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Aumento do escopo com novas lojas
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Avaliação do impacto em volumes de dados
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Geração e acompanhamento de indicadores
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Planejamento da expansão para a rede
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Entendimento do novo comportamento
6. Expansão
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Conversão de lojas gradualmente
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Coleta de indicadores
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Identificação de novas oportunidades
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Mapeamento de GAPS
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Transferência para processo de sustentação
7. Operação
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Suporte a usuários
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Evolução constante de processos
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Plano de contingências
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Rotinas gerais da operação