Orçamento Base Zero: O case de uma Companhia com mais de 10 mil funcionários

Rangel Turatti

Rangel Turatti

Tempo de leitura 2 minutos

Categoria Gestão

Por Rangel Turatti, Associate Engagement Manager da Peers Consulting

 

O Orçamento Base Zero (OBZ) trata-se, por definição, de uma ferramenta essencial para alinhar a estratégia da empresa ao seu planejamento e controle financeiro, considerando um determinado período e a partir de uma base zerada (o famoso “papel em branco”).
O principal objetivo desse método é otimizar os resultados das empresas que desejam melhorar sua performance através do conhecimento detalhado do que gera valor para o negócio e de todos os eventos geradores de gastos.
A aplicação do OBZ melhora a governança corporativa, chamando a atenção dos gestores para a duplicidade de esforços entre os diversos departamentos, oferecendo informações detalhadas sobre risco e retorno, estabelecendo controles mais rigorosos de despesas e identificando oportunidades ainda não exploradas.
Em 2017, implantamos o Orçamento Base Zero em uma Companhia de restaurantes com mais de 10 mil funcionários, que opera em quatro países com foco em aeroportos, rodovias e Shopping Centers.
Visando uma melhor compreensão das oportunidades para a condução às decisões estratégicas, definimos um esforço com foco no controle de custos em mais de 50 reuniões, com 70 pessoas envolvidas e mais de 550 centros de custos revisados.
Os resultados permitiram mais eficiência na execução e crescimento:
  • Software de gestão de projetos implementado e utilizado por toda a companhia;
  • Mapeamento de mais de 180 projetos e 120 iniciativas de investimento;
  • Definição de ações estruturais com foco em crescimento orgânico;
  • Implementadas travas sistêmicas para contratações e despesas;
  • Monitoramento mais próximo das operações, com report semanal;
  • Foco na execução diária (KPIs de Vendas e Custos), com incentivos alinhando as metas individuais dos gerentes de lojas com as da Companhia;
  • Campanhas especiais e calendário de Marketing para cada operação/marca;
  • Compras estratégicas renegociadas com termos mais favoráveis com fornecedores.

 

Essa reestruturação corporativa permitiu grande eficiência financeira e aumento significativo da produtividade nas cozinhas centrais e com produções especializadas. Através desse resultado, é possível enxergar como a realização de um Orçamento Base Zero bem estruturado é capaz de impactar o negócio e dar uma grande visibilidade ao executivo das melhorias internas necessárias na empresa, suportando-o em um crescimento saudável.
Voltar para todos os artigos