Seu descuido com dados pessoais pode te custar caro – se não estiver de olho nas novidades, as sanções previstas pela LGPD podem representar um prejuízo para sua empresa! Confira abaixo o que mudou na aplicação da lei a partir de 1/8/2021 e os impactos para as empresas.
Novos artigos
Em validade há mais de um ano, a LGPD entra em uma nova fase a partir da entrada em vigor dos artigos 52, 53 e 54, que tratam das multas e demais sanções administrativas a serem aplicadas pela ANPD.
Contexto – ANPD
A ADNP, criada em 2019 passou por um período de estruturação nos 2 primeiros anos, no qual prevaleceu um caráter mais instrutivo. Devemos esperar maior rigor a partir de ago/2021.
Punições mais severas
Em decorrência do fim desse período de estruturação seguido da entrada em vigor dos artigos relacionados a multas, é esperado que a ANPD atue de forma mais incisiva e rigorosa em relação às sanções, destacando:
Multas de até 2% do faturamento anual da empresa
Suspensão total do tratamento dos dados pessoais.
Publicização da infração
Advertências com indicação de prazo de adequação
Benefícios
Lembrando que tudo tem seu lado positivo, essa nova fase também promove avanços na segurança jurídica, trazendo benefícios para as empresas:
Maior clareza na interpretação da legislação
Maior clareza quanto aos requisitos de adequação
Maior capacidade para mensurar os riscos envolvidos nas tomadas de decisões
Resumindo
A LGPD está em vigor desde 2020 e o primeiro ano é caracterizado como um estruturante e instrutivo da ANPD. A partir de agora, entraremos em um período de maior rigor na aplicação das sanções, contudo também maior segurança jurídica para as empresas.
Gestão da Inovação: Abordagens para aumentar a competitividade
Diante do cenário macroeconômico atual, o governo vem adotando medidas como políticas monetárias contracionistas com objetivo de diminuir a alta inflação e a demanda por crédito. Devido aos maiores custos, as empresas acabam retraindo os investimentos, gerando impacto, principalmente, em inovações. Contudo, por mais que acabem ficando em segundo plano nas agendas das organizações […]
Cultura organizacional: definição, benefícios e como desenvolvê-la para sucesso empresarial
A cultura organizacional é um elemento vital para o sucesso de qualquer empresa. Ela vai além de meras normas ou diretrizes; é o reflexo dos valores, crenças e comportamentos que definem a identidade de uma organização. Nesse contexto, ter uma cultura organizacional sólida não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade. Por isso, exploraremos […]
Publicado originalmente em Money Times . . Projeções mais recentes sinalizam que o PIB do agronegócio brasileiro deve alcançar R$ 2,45 trilhões em 2024. (Foto: Fabiano Bastos) . . O agronegócio compreende uma grande diversidade de segmentos de atuação e elos na cadeia de valor, e uma análise aprofundada sobre sua dinâmica, evolução e impactos é essencial […]
Process Mining: o que é e qual é a importância na busca por eficiência?
“Process Mining é uma metodologia que visa extrair a maior quantidade possível de dados de cada processo para otimizar o desempenho de uma empresa (Foto: Divulgação)” O ambiente empresarial atual vive um ritmo acelerado de mudanças, competição acirrada e recursos escassos. Tudo isso torna cada vez mais necessário buscar diferenciais competitivos diante das organizações […]
A experiência do cliente como alavanca nos negócios para resultados acima da média
‘Essa é a melhor ação da B3 e está em ponto de bala para decolar em 2023’, crava analista; veja motivos pelos quais essa ação tem potencial. Por Luca Fraga* Se você tivesse apenas um critério de análise para escolher as empresas que iriam compor sua carteira de investimentos, qual seria? Fred Reichheld, criador do NPS, […]
Por Paulo Morais, Associate Manager da Peers Consulting. Promover um diagnóstico de prioridades é tão importante quanto encontrar possibilidades de redução de custos para o seu negócio Hoje, no Brasil, ao passo que grandes empresas têm como se manter sem faturamento por 3 meses ou mais, estima-se que para uma PME esse tempo seja, em média, […]
Peers Analisa: McDonald’s e decisões estratégicas durante a pandemia
Por Paulo Morais e Diogo Moreira, Associate Managers da Peers Consulting. A importância da gestão de categorias e sortimentos para a tomada de decisão rápida e assertiva. Todos percebemos as mudanças drásticas de comportamento de consumo advindas da pandemia do COVID-19. O cenário atual traz consigo diversos casos de estabelecimentos fechados e danos irreparáveis, mas também alguns direcionamentos […]
Por Daniel Redig, Sr Consultant, e Admar Corrêa, Associate Manager. Os principais desafios encontrados ao entrar no Brasil e a importância da avaliação de mercado Colocar uma empresa de pé com o destaque necessário em um cenário cada vez mais competitivo é sempre um enorme desafio para qualquer empreendedor. Quando falamos de empresas estrangeiras buscando sucesso no mercado brasileiro, […]
Metas corporativas: A estratégia é o segredo do sucesso das empresas
Por Denize Navarro, Associate Manager da Peers Consulting. Definir a estratégia de uma empresa consiste em elaborar planos para garantir a geração de valor. As metodologias que auxiliam nesse processo, podem ser aplicadas a qualquer tipo ou tamanho de empresa. Se uma empresa quer ser produtiva e alcançar o sucesso no mercado, é necessário estabelecer claramente os […]
Por Pedro Ribeiro, Managing Director e Cofounder da Peers Consulting*. Conceitualmente, um processo é definido como uma sequência de tarefas ou atividades que ao serem executadas transformam insumos em um resultado com valor agregado. É certo que a gestão do negócio, suportada por uma visão de processos, possibilita que a empresa tenha uma visão […]
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.